Terça, 01 de Abril de 2025

UFABC reconhece atuação do Consórcio ABC para valorização da cultura negra

GT Igualdade Racial foi homenageado pela promoção da capoeira como arte ancestral
Por janete ogawa
26 de março de 2025 - Foto: Divulgação Consórcio

A atuação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para promoção da cultura negra ganhou reconhecimento da Universidade Federal do ABC (UFABC). Por meio do curso de extensão Africanidades Por Elas, a instituição de ensino homenageou o Grupo de Trabalho (GT) Igualdade Racial da entidade regional pela promoção da capoeira como arte ancestral da cultura negra.


Entre suas ações para a valorização da capoeira, o GT do Consórcio ABC promoveu em 2019 um grande evento em homenagem aos mestres do esporte na região. O encontro recebeu cerca de 100 pessoas e realizou a entrega de aproximadamente 90 certificados de honra ao mérito pelos serviços prestados por capoeiristas às sete cidades.

Criado em 2008, o GT Igualdade Racial busca promover o enfrentamento do racismo institucional e de toda forma de intolerância e manifestação discriminatória. Além disso, discute e incentiva políticas afirmativas étnico-raciais na saúde, educação, cultura e formação profissional, para a promoção da igualdade das etnias, em conformidade com o Estatuto da Igualdade Racial.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, o curso de extensão Africanidades Por Elas tem entre seus objetivos a construção de protagonismos de mulheres docentes na educação antirracista nas escolas.


“Receber o reconhecimento pela UFABC significa que a nossa luta e enfrentamento ao racimo está no caminho certo. Gratidão a todas e todos os integrantes que fazem parte nosso GT”, ressaltou o coordenador do GT Igualdade Racial, João Moreira, o Mestre Pelé.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *