O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), interditou nesta segunda-feira (24), um comércio de sucata que funcionava de forma ilegal na Avenida Prestes Maia, na comunidade Tamarutaca.
Após denúncias de moradores sobre o local, os agentes constataram grande quantidade de materiais ensacados e informações davam conta também que o comércio funcionava de maneira ininterrupta.
Este é o segundo caso de interdição realizada pelo Semasa em pouco mais de dez dias. Em 12 de março, um comércio de sucata que funcionava de forma ilegal na Rua Quatorze de Junho, no Jardim Santo André, também foi lacrado. Na ocasião, o proprietário recolhia materiais junto à Avenida Firestone (no bairro Casa Branca) de forma irregular. A atividade nesse local gerava concentração de catadores de materiais recicláveis e moradores em situação de rua, que comercializavam a sucata. De acordo com a investigação das equipes, os moradores em situação de rua e os catadores vendiam os materiais sob coação, para esse único comprador.
As denúncias de descarte irregular devem ser feitas pelo site do Semasa (portais.santoandre.sp.gov.br/semasa), pelas redes sociais (Semasa Santo André), pelo aplicativo Colab e por meio da Central de Atendimento Telefônico nos números 0800-4848115 ou 4433-9300, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Também estão disponíveis para denúncias os telefones da GCM, o 153 e o 4428-1700, com total garantia de sigilo.
Mulher aciona botão do pânico e GCM de Santo André prende agressor na Vila Suíça
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André prendeu na tarde deste domingo (23) um homem ameaçando uma ex-companheira em sua residência, na Vila Suíça. A vítima, que tem medida protetiva, acionou o botão de pânico disponibilizado pela Patrulha Maria da Penha. Essa funcionalidade contribuiu para um atendimento rápido das equipes de área que patrulhavam o local.
Ao chegar no endereço da vítima, o homem estava na porta da residência quando foi preso em flagrante. A mulher informou para os guardas que o ex-companheiro ameaçou de morte. Durante o levantamento das informações do homem, foi constatado que o mesmo possuía mandados de prisão em aberto e também foi processado há 10 anos por tentativa de homicídio na cidade de Lajeado, em Pernambuco.
O homem foi encaminhado para o 6º Distrito Policial de Santo André, na Vila Mazzei, onde houve disponibilidade das autoridades policiais.
Botão do pânico – O aplicativo é utilizado exclusivamente por mulheres que possuem medidas protetivas vigentes e que são atendidas pelo programa Patrulha Maria da Penha. Nas situações de risco à integridade física entre mulheres, a vítima aciona um botão desta ferramenta, instalado no celular, e um alarme soa na sede do COI (Centro de Operações Integradas) da Prefeitura e também na sede da GCM, dando agilidade no atendimento de ocorrências desta natureza.