Terça, 01 de Abril de 2025

Educação de Santo André, Ribeirão Pires e São Caetano são premiados pelo Governo SP

Governo SP premiou 100 municípios de São Paulo em fluência leitora
Por janete ogawa
25 de março de 2025 - Foto: Divulgação

Os resultados positivos da fluência leitora aplicada na rede municipal de Santo André foram reconhecidos nesta terça-feira (25) durante a estreia do programa Alfabetiza Juntos SP, no Memorial da América Latina. Na ocasião, a Secretaria de Educação do município recebeu o prêmio Excelência Educacional do Governo de São Paulo, destacando-se na alfabetização de crianças do 2° ano do ensino fundamental.

“O reconhecimento no prêmio Excelência Educacional reafirma que estamos no caminho certo, investindo na qualidade da educação e na alfabetização das nossas crianças. Essa premiação é resultado do comprometimento dos nossos professores, gestores e de toda a equipe escolar, que trabalham diariamente para transformar a vida dos nossos estudantes. Vamos continuar avançando, garantindo que cada criança tenha acesso a uma educação de excelência e um futuro com mais oportunidades”, destacou o prefeito Gilvan Junior.

“Foram várias escolas da nossa cidade que obtiveram bons resultados por conta do sistema de avaliação de rendimento escolar, o Saresp. Então sem dúvida alguma, esse é um momento para agradecer a todos os profissionais da rede, em especial as professoras e professores, e todos os gestores também, por todo o trabalho árduo, e o esforço diário das equipes escolares. Em nome do nosso prefeito Gilvan, expresso toda a minha satisfação por esse resultado”, comemorou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.

Alfabetiza Juntos SP – Durante o ano letivo, a Secretaria de Educação, além de aderir ao programa Alfabetiza Juntos SP, aplicou avaliações de fluência leitora e a avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

A avaliação de 2024 foi de 99% de participação, contabilizando 74% de crianças leitoras. Um aumento em relação a 2023, que registrou 92% de participação, contabilizando 71% de crianças leitoras. Vale destacar que, ainda em 2024, Santo André recebeu o prêmio Destaque na Alfabetização, baseado nos resultados da Avaliação da Fluência Leitora de Saída de 2023.

As escolas que receberam destaque na premiação deste ano foram as Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor Antonio Virgilio Zaniboni, Cidade Takasaki, Professora Elaine Cena Chaves Maia, Elisabete de Leonardi, Doutor Alberto Francia Gomes Martins, Professor Antonio de Campos Gonçalves, Camilo Peduti, Professor Celestino Bourrol e Professor Ênnio Mário Bassalho de Andrade.

Também se destacam os Emeiefs Professor Felipe Ricci de Camargo, Professor Joaquim de Carvalho Terra, Professora Célia Inês Domingues de Arruda Assis, José Maria Sestilho Μattei, Professora Maria Cecilia Dezan Rocha, Maria da Graça de Souza, Parque Andreense, Paulo Freire, Comendador Piero Pollone, Silvia Orthof, Professora Sonia Aparecida Marques, Professora Therezinha Monteiro de Barros Nosé e Professora Yvonne Zahir.

O Alfabetiza Juntos SP atua em cinco pilares incluindo material didático impresso e digital; avaliação e monitoramento da aprendizagem; plataformas digitais de leitura e matemática; formação para professores e gestores e o prêmio Excelência Educacional.

A rede municipal realiza a avaliação de fluência em leitura a partir da análise, com base nos resultados obtidos, e a partir daí desenvolve os planejamentos pedagógicos direcionados para a realidade de cada criança, turma e escola, priorizando a melhoria da leitura dos estudantes.

 

 

 

 

 

Educação Municipal de Ribeirão Pires é premiada pelo Governo do Estado

 

A educação de Ribeirão Pires é mais uma vez destaque em boas práticas de ensino. Em evento realizado nesta terça-feira (25), no Memorial da América Latina, a cidade foi agraciada com dois prêmios em cerimônia do programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa do Governo do Estado que reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em 2024, e também aquelas que possuem os melhores índices de leitura em suas redes.

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, recebeu a premiação da cidade em duas honrarias: a de Município Campeão de Alfabetização, que reconheceu qualidade do ensino público das 100 melhores cidades do Estado no desempenho de fluência leitora, e também o Prêmio Excelência Educacional, que avaliou o bom resultado de nossas crianças e jovens na avaliação do Saresp no último ano. Ao todo, foram 470 cidades presentes na cerimônia, sendo apenas 72 delas premiadas nas duas categorias.

“Educação se faz em rede, priorizando, acima de tudo, o desenvolvimento do estudante. Temos um time forte de educadores e gestores empenhados diariamente em buscar práticas inovadoras e eficazes para que os alunos aprendam sempre mais e melhor. Mais uma vez, este trabalho é reconhecido e nos mostra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Criado pelo Governo do Estado, o Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento infantil nas escolas.

Para o secretário de Educação de Ribeirão Pires, Raphael Volpi, a premiação reforça a eficiência do trabalho dos profissionais na rede de ensino. “Ser reconhecido pelo Governo do Estado como referência em alfabetização é motivo de orgulho para todos que fazem educação diariamente”, comemorou.

 

 

 

 

Excelência da Educação de São Caetano é reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo

 

A Educação de São Caetano foi reconhecida pela excelência pelo Governo do Estado de São Paulo, no âmbito do Programa Alfabetiza Juntos SP, criado no ano passado pela Secretaria Estadual da Educação para melhorar os indicadores educacionais em território paulista em parceria com os municípios.

O Prêmio Excelência Educacional tem como objetivo valorizar boas práticas de municípios que consigam garantir que as crianças sejam alfabetizadas até o 2º ano e ofereçam suporte contínuo aos alunos do 3º ao 5º ano. Esse reconhecimento destaca o compromisso do município com a educação e a qualidade do ensino, evidenciando o esforço coletivo de toda a rede municipal.

A vice-prefeita de São Caetano, Regina Maura Zetone, e o secretário de Educação, Fabiano Augusto João, receberam a premiação no evento realizado na manhã desta terça-feira (25/3), no Memorial da América Latina, em São Paulo. A solenidade foi conduzida pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e pelo secretário estadual da Educação, Renato Feder.

O município atende 100% dos alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental, assegurando que todas as crianças estejam na sala de aula na idade correta. Outro pilar que assegura a qualidade da Educação de São Caetano é que 80% das escolas (infantil e fundamental) contam com Ensino Integral, política que foi aprimorada com o Programa Aprender Mais – agora há oficinas atualizadas e com horários debatidos previamente com os pais dos estudantes.

São Caetano já tinha se destacado no Censo 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sendo a cidade brasileira com o maior índice de escolaridade – o número médio de anos de estudo de pessoas com mais de 25 anos é de 12,7 anos, o maior do Brasil. Como comparação, essa média nacional é de 9,6 anos.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *