Segunda, 21 de Abril de 2025

Santo André circula com menos ônibus que deveria por causa de Viação Vaz

Passageiros reclamam e Câmara faz cobrança. De acordo com Consórcio União Santo André, companhia está com desfalque que de 13 coletivos e promete resolver problema
Por janete ogawa
25 de março de 2025 - Fonte: Diário do Transporte

Quem utiliza ônibus em Santo André, em especial as linhas da Viação Vaz, tem enfrentado mais tempo que o normal nos pontos e lotação maior em alguns horários e trajetos.
Isso porque, a empresa de transportes está com 13 coletivos a menos do que deveria.
O Diário do Transporte já havia abordado o problema relatando que a companhia teve ônibus apreendidos por ordem da Justiça pelo fato de ter atrasado as prestações dos financiamentos em janeiro de 2025, mas como era época de menor demanda e horários de férias escolares, os impactos foram menores.
Relembre:

Justiça aprova nesta quinta (13) acordo entre Banco Caruana e Viação Vaz que garante frota de ônibus em Santo André (SP) em linhas como B-47, B-51, B-63, I-03, I-06 e I-08


Passados três meses, entretanto, e já com a demanda de dias convencionais, o problema não foi resolvido e a população está sentindo mais e as reclamações são constantes.
Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 25 de março de 2025, o tema foi debatido.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Carlos Ferreira, leu a resposta do Consórcio União Santo André, que congrega todas as empresas da cidade (menos a Suzantur, da Vila Luzita, que tem outro contrato).
O Consórcio informou que a Viação Vaz opera com 13 ônibus a menos: 12 foram alvos da busca e apreensão (no total eram 36, mas houve um acordo com o Banco Caruana, que fez o financiamento) e um foi incendiado em dezembro de 2024 na Vila Palmares.
No documento enviado à Câmara Municipal, ao qual o Diário do Transporte teve acesso, o Consórcio diz que as demais empresas estão com as frotas normais e que vão resolver o problema “o mais breve possível”, mas não deu data.
O Diário do Transporte apurou que outras empresas do Consórcio podem assumir a operação de linhas hoje de responsabilidade da Viação Vaz, como a B-19
A Viação é responsável por linhas importantes de Santo André, como a B63 que serve o bairro Paraíso, o Hospital Mário Covas e a Fundação Santo André, na região da Vila Palmares.
A empresa opera itinerários como B63 (Vila Palmares/Jardim Alvorada – via Bairro Paraíso, Hospital Mário Covas), I08 (Jardim das Maravilhas/Bairro Paraíso – via Hospital Mário Covas), B51 (Jardim Bom Pastor/Jardim Oriental), entre outras (B-47, B-49, B-51, B-63, I-03, I-06 e I-08).
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *