Paranapiacaba dá mais um passo rumo ao reconhecimento como patrimônio histórico mundial junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o Curso de Extensão de Paisagens Históricas Urbanas promovido pelo PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), parceira da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense nesta mobilização, a partir do dia 29 de março.
Serão cinco aulas, sempre aos sábados das 9h às 12h40, exceto no dia 26 de abril, data marcada para a visitação técnica supervisionada a Paranapiacaba. O curso pode ser on-line ou presencial. Outras informações no site https://educacional.puc-campinas.edu.br/loja/oferta?id=10064.
O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre a elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos, tendo como base a história e os bens de valor patrimonial em sítios históricos.
Podem participar profissionais e estudantes ligados à Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura Paisagística, Engenharia e Gestão Ambiental, Administração Pública, Serviço Social, Sociologia e demais segmentos.
O corpo docente será constituído por experientes educadores e arquitetos, estudiosos dedicados ao patrimônio histórico e paisagístico como a famosa vila inglesa instalada a partir da década de 1860 com a construção da linha férrea Santos-Jundiaí pela São Paulo Railway.
A parceria da Prefeitura de Santo André, agora comandada pelo prefeito Gilvan Junior, com a instituição é mais uma ferramenta para conquistar esse título para o Município, já que o programa estabelece atividades de pesquisa, desenvolvimento, intercâmbio científico e tecnológico, treinamento, aprimoramento e otimização de instalação e equipamentos, além de iniciativas de interesse comum entre as partes.
“A participação acadêmica é um ponto importante nessa caminhada rumo ao reconhecimento de Paranapiacaba como Patrimônio Mundial da Humanidade. Precisamos reunir ferramentas para incrementar a candidatura e tornar esse título uma realidade”, afirma o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli.
O termo de cooperação técnica foi assinado em dezembro de 2024 entre a Prefeitura de Santo André e a Sociedade Campineira de Educação e Instrução, mantenedora da PUC-Campinas. Neste mês uma equipe da PUC Campinas esteve na Vila para tratar sobre o processo de candidatura de Paranapiacaba. Marcaram presença as professoras Maria Cristina da Silva e Ana Paula Farah; as pesquisadoras Renata Alluci e Heloisa Padula; e o arquiteto e professor da Universidade de Sevilla (Espanha), Enrique López.