Nesta terça-feira (26), Ribeirão Pires celebrou a inauguração da Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, marcada por artes, música e movimento. O novo espaço cultural que foi entregue pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, fica no prédio anexo ao Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, da Escola Municipal de Artes (EMARP) e dos setores administrativos da pasta. A Pinacoteca leva o nome do pintor e ilustrador que trabalhou em grandes revistas de São Paulo e do ABC, falecido em 1984.
Com acervo de 480 obras, a Pinacoteca Municipal se estabelece como um tesouro artístico da região com coleção que abrange rica variedade de pinturas, gravuras, desenhos e esculturas, com destaque às obras de renomados artistas locais e internacionais. Entre as peças em exposição estão trabalhos de ícones como Roberto Burle Marx, Alfredo Volpi, Emanuel Araújo, Lúcio Bittencourt e Silvio Oppenheim, além de importantes obras de artistas consagrados no cenário nacional.
O público pode conferir duas exposições de grande relevância com obras do acervo municipal, incluindo peças de mestres como Burle Marx e Volpi, e a segunda, com a participação do CARP (Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires). Artistas como Caetano Santos, Joselaine Barbosa, Lua, Lilian Zampol, Ronam Santos, Ponezio, entre outros são destaques na exposição, que visa dar visibilidade ao trabalho da comunidade artística da cidade e região. As exposições seguem em maio e darão lugar para novas Mostras que serão divulgadas nos canais oficiais darão lugar para novas Mostras que serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura.
O espaço passou por uma série de revitalizações, incluindo a instalação de novos pisos, iluminação moderna e reforma do telhado, oferecendo aos visitantes um ambiente acolhedor, acessível e adequado para a apreciação das artes. Um dos destaques do local foi a Sala de Artes Digitais, que exibiu obras de forma inovadora, por meio de projeções e novas linguagens digitais.
Para a visitante, Silvana Santiago, moradora de Ribeirão Pires, o que mais surpreendeu foi a qualidade das obras artísticas. “É um privilégio poder participar da inauguração e valorizar nossos artistas. Ribeirão Pires tem muito para oferecer para o universo das artes”, comentou.
Para o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, a Pinacoteca Municipal se torna um ponto de referência cultural. “É um marco para os artistas da região promovendo o fomento à economia criativa e ampliando o acesso à cultura para moradores, estudantes e turistas”, ressaltou Volpi.
Intervenções artísticas – Durante a inauguração, professores e alunos da EMARP prepararam apresentações artísticas que emocionaram o público. O objetivo foi promover a integração de todos os segmentos de dança, teatro, música e artes visuais.
Serviço:
Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias
Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Centro.
Funcionamento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h; Aos sábados das 9h às 14h
Agendamento de vistas em grupos via e-mail: secult@ribeiraopires.sp.gov.br