Já pensou em fazer uma salada de flores? E cozinhar um refogado de coração da banana? Você sabe o que é uma capuchinha? Essas e outras perguntas e curiosidades serão abordadas na oficina de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), promovida pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em abril.
A atividade faz parte da programação comemorativa ao aniversário de Santo André e ocorre no dia 16/4 (quarta-feira). O encontro possui três momentos: um teórico e dois práticos, sendo uma caminhada pelo bosque do Parque Escola para identificação das espécies e, após, haverá degustação de alimentos e bebidas preparados com algumas PANCs.
A oficina será conduzida por Juliana Moreira Bianchi, que é mestre em biodiversidade vegetal e meio ambiental pelo Instituto de Pesquisas Ambientais e que possui experiência em botânica e ênfase em taxonomia vegetal.
Agenda de abril – Como parte das ações do aniversário de Santo André, a agenda de educação ambiental também conta com visita monitorada ao Aterro Sanitário, no dia 26/4 (sábado), aberta à toda a população. A atividade oferece a oportunidade de conhecer de perto o processo de destinação final dos resíduos sólidos da cidade, além do trabalho das cooperativas de reciclagem.
Encerrando o mês, no dia 27/4 (domingo), o Parque Natural do Pedroso recebe mais uma edição do “Domingo no Pedroso”, evento cultural, ambiental e de lazer promovido pelo Semasa. Entre as atrações, haverá nova edição da trilha ambiental até a segunda torre do antigo teleférico da Unidade de Conservação.
Todas as atividades são gratuitas e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo site www.semasa.sp.gov.br/educambiental.
Parque Celso Daniel recebe nova edição do Saúde em Movimento nos Parques neste domingo
Parque Celso Daniel recebe nova edição do Saúde em Movimento nos Parques neste domingo
Ação itinerante nas áreas verdes de Santo André realizou mais 3 mil atendimentos em março
Santo André, 4 de abril de 2025 – Integrando a programação de aniversário de Santo André, o programa Saúde em Movimento nos Parques volta ao Parque Celso Daniel neste domingo (6). A ação, realizada pela Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, oferece serviços de saúde e bem-estar aos frequentadores dos parques andreenses.
O caminhão itinerante ficará estacionado na área de eventos do Parque Celso Daniel, próximo à entrada principal, das 8h às 12h, e o público terá à disposição serviços de aferição de pressão, avaliação com nutricionista, bioimpedância, orientações físicas para práticas esportivas, bate-papo com médico da família e auriculoterapia. Além disso, a equipe do programa disponibiliza um circuito de atividades físicas que coloca todo mundo para se movimentar.
No final do mês, no dia 26 (sábado), o programa será realizado no Parque Central. “Os serviços de saúde devem estar cada vez mais acessíveis à população, e o Saúde em Movimento nos Parques é um exemplo claro de como conseguimos unir esse objetivo ao respeito e à preservação do meio ambiente. Em março, superamos a marca de 3 mil atendimentos, o que demonstra o sucesso da iniciativa e o quanto ela é importante para o bem-estar de todos”, comenta o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.
Outras ações – Em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o Saúde em Movimento também foi realizado, na última terça-feira (1º), durante o lançamento da 32ª comunidade do Moeda Verde, no Núcleo Maracanã, que fica no bairro Condomínio Maracanã.
Ainda em abril, o caminhão que leva saúde por toda a cidade estará presente na Feira da Fraternidade, que ocorre nos dias 11, 12 e 13 de abril, no estacionamento do Paço Municipal.