Consolidada no calendário municipal de eventos, a Entoada Nordestina de Ribeirão Pires, que contou com a 3° Edição este ano celebrando os 71 anos da cidade, atraiu mais de 33 mil pessoas em três dias. De acordo com pesquisa da Faculdade Cruzeiro do Sul, em parceria com a Prefeitura, o evento atraiu visitantes de diversas localidades — cerca de 44% de outras cidades do Grande ABC e 11% da capital paulista — confirmando que o evento também se tornou referência na região.
De acordo com a pesquisa, a Entoada Nordestina também se destacou pelo seu perfil familiar, atraindo majoritariamente públicos que buscavam uma experiência cultural para todas as idades. Cerca de 60% dos visitantes compareceram acompanhados por seus familiares, reforçando características dos eventos de Ribeirão Pires pensados para a família, como destacou o prefeito Guto Volpi.
“Os eventos de Ribeirão Pires se destacam pelo ambiente familiar, com boa gastronomia e música pensada para todas as idades. Criamos espaços para que as pessoas curtam com a família e é assim que construímos nosso calendário de eventos. O Festival do Chocolate já é uma tradição consolidada na região e no Estado, e agora a Entoada também vem ganhando seu espaço”, disse o prefeito Guto Volpi.
“O calendário de eventos tem um papel importante na movimentação da economia local. Impulsiona o consumo nos comércios da cidade. Cerca de 45% dos participantes visitaram ou demonstraram interesse em conhecer outros espaços de Ribeirão Pires, especialmente bares e restaurantes”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, César Ferreira.
São mais de 100 atrações ao longo do ano, contemplando uma programação diversificada que atende a diferentes públicos e temáticas. Com foco no fortalecimento da cultura local, o calendário conta com atrações gastronômicas, musicais e também de esporte.
Ribeirão Pires sedia Encontro dos Memorialistas do Grande ABC
Na última sexta-feira (4), Ribeirão Pires sediou o Encontro dos Memorialistas do Grande ABC. A reunião aconteceu na Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias” e as sete cidades da região foram representadas por historiadores como Ademir Médici, Pedro Cordeiro, Octavio Davi Filho e Dr. João Tomás do Amaral, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, entre outras personalidades.
Entre os temas abordados, o principal foi a relação entre cada cidade e Ribeirão Pires, com o desdobramento da região em sete municípios que hoje formam o Grande ABC. “Foi muito produtivo nosso encontro. Fizemos encaminhamentos importantes como uma possível publicação de um livro com artigos centenários que abordam Santo André da Borba do Campo”, explicou Dr. João Tomás do Amaral, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
Para a secretária de Cultura, Rosí Ribeiro de Marco, foi uma honra receber os memorialistas. “Estamos de portas abertas para receber eventos que promovam nossa cidade e nossa região com intuito de valorizar cada vez mais a cultura e a não apagar nossa história”, comentou a secretária.
O Encontro dos Memoralistas do Grande ABC teve início em abril de 2024 e já aconteceram nas cidades de Santo André, São Bernardo e Mauá. A previsão que as próximas reuniões sejam realizadas nas cidades de Rio Grande da Serra e Diadema.