Sabado, 19 de Abril de 2025

Nova etapa do Viaduto Estaiado Robert Kennedy marca 100 dias de gestão na mobilidade urbana de São Bernardo

Confira também como foram as ações em outros setores nos 100 dias de governo do prefeito Marcelo Lima
Por janete ogawa
10 de abril de 2025 - Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Em comemoração aos 100 dias de governo, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, celebrou a data com um importante marco na infraestrutura da cidade: a concretagem de parte do Viaduto Estaiado Robert Kennedy, que está prestes a criar uma nova conexão entre a região da Avenida Piraporinha e do Corredor ABD. Em ritmo acelerado, as obras no local tiveram avanço significativo neste ano e caminham para a fase final, com entrega prevista para o segundo semestre de 2025.
Com investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, viabilizados por meio de convênio entre a Prefeitura e o governo do Estado de São Paulo, o viaduto representa uma transformação simbólica na mobilidade urbana do município. Localizado entre os bairros Planalto e Jordanópolis, o novo eixo viário vai interligar a Avenida Robert Kennedy ao futuro Corredor Marginal Ribeirão dos Couros, em construção, beneficiando, principalmente, trecho de divisa entre São Bernardo e Diadema.
Durante visita à obra, o prefeito Marcelo Lima destacou a relevância do projeto do ponto de vista técnico, com impacto direto na vida das pessoas. “Essa é uma obra de grande importância para São Bernardo, um verdadeiro símbolo destes 100 primeiros dias de gestão. Iniciamos o governo com o compromisso de promover importantes obras e entregar tudo aquilo que prometemos à população. O Viaduto Estaiado da Robert Kennedy vai transformar o trânsito da cidade, gerar mais mobilidade e qualidade de vida. É um reflexo claro do nosso compromisso com o planejamento e trabalho sério.”
A estrutura contempla dois viadutos estaiados e dois convencionais, totalizando 600 metros de extensão, construídos sobre a Avenida Piraporinha, garantindo a ligação direta com vias estratégicas de São Bernardo. O impacto no trânsito será expressivo: a expectativa é de que cerca de 20 mil viagens diárias passem a utilizar o novo acesso, o que vai aliviar especialmente o tráfego intenso da Avenida Piraporinha, em seu cruzamento com a própria Robert Kennedy, contemplando também moradores dos bairros Paulicéia, Taboão e Jordanópolis.
O secretário municipal de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, reforçou o caráter técnico e estratégico da obra. “Essa é uma intervenção moderna, com padrão de engenharia de alta complexidade, e que atende a uma demanda histórica da região. O modelo estaiado traz não só um diferencial estético, mas também funcional para suportar o alto fluxo de veículos. A obra está avançando com qualidade, segurança e um cronograma bem definido”, explicou.
EXPANSÃO – Com foco no planejamento urbano a longo prazo, a gestão municipal já anunciou a implantação de um novo viaduto estaiado, que terá como objetivo desafogar o trânsito no entorno do Paço Municipal. O projeto, já finalizado e em fase de licitação, prevê a ligação direta entre a Avenida Lucas Nogueira Garcez e a Avenida Pereira Barreto — dois dos principais corredores viários de São Bernardo.
O novo viaduto terá investimento superior a R$ 200 milhões, com financiamento do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), e deve ser concluído em até 30 meses após o início das obras. A intervenção integrará o pacote de soluções viárias para melhorar o tráfego na região central e fortalecer a conexão com os municípios vizinhos, especialmente Santo André e Diadema, por meio das Avenidas Pereira Barreto e Anchieta.
CONJUNTO DE AÇÕES – Ao completar os 100 primeiros dias de gestão, o prefeito Marcelo Lima também ressaltou o conjunto de ações desenvolvidas em diversas frentes. “Nestes 100 dias mostramos que São Bernardo está se desenvolvendo. Trabalhamos com intensidade em todas as áreas: da saúde à educação, da assistência social à zeladoria. Mas, principalmente, temos investido com responsabilidade e visão de futuro na mobilidade urbana, que é essencial para o desenvolvimento. A cidade já sente os reflexos desse trabalho, e nós seguimos firmes para garantir que São Bernardo seja cada vez mais moderna, eficiente e cada vez mais pra frente”, concluiu.
 2ª etapa da Operação Direto ao Ponto direciona 59 câmeras a paradas de ônibus
Seguindo a premissa de garantir uma gestão eficiente na segurança pública da cidade, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, anunciou nesta quinta-feira (10/4), data que marca os 100 dias de governo, o início da 2ª etapa do Programa Direto ao Ponto. A medida prepara o direcionamento de 59 câmeras para o videomonitoramento das principais paradas de ônibus nos horários de maior movimentação de pessoas nos locais. São Bernardo conta, atualmente, com 429 câmeras espalhadas por toda a cidade.
“A Operação Direto ao Ponto já trouxe números expressivos no combate à criminalidade. A segunda etapa desta ação é um símbolo de avanço, em parceria com a empresa concessionárias do transporte público. Os pontos que passam a contar com esse monitoramento são pontos que a inteligência da nossa guarda identificou, unido às denúncias de moradores. É uma ação construída em conjunto com a sociedade”, declarou o prefeito Marcelo Lima.
Secretário de Segurança de São Bernardo, Major Topalian enfatizou a importância do uso da tecnologia em prol da defesa do cidadão. “Segurança pública se faz com conhecimento e ação. Esse monitoramento eletrônico vai garantir mais assertividade na defesa das vítimas. Importante lembrar que, sem integração, não há combate ao crime e, por isso, a Polícia Militar disponibilizou para as rondas a partir das 4h mais 30 motocicletas.”
O evento de lançamento da segunda fase da Operação Direto ao Ponto, no Centro Integrado de Monitoramento, no 16º andar do Paço Municipal, contou com as participações de vereadores, secretários municipais e guardas.
DIRETO AO PONTO – Desde o lançamento da medida, em 16 de janeiro, a Operação Direito ao Ponto já realizou mais de 13 mil rondas, além de ter monitorado 730 pontos em São Bernardo. Como resposta da ação, 7 prisões foram efetuadas, 142 objetos recuperados (sendo mais de 100 aparelhos celulares), 46 abordagens e 9 ocorrências registradas.
A operação tem objetivo de trabalho intensivo no combate à criminalidade e na manutenção da segurança pública. Durante a ação são executadas diversas atividades preventivas. A medida visa, como destino, atender as principais paradas de ônibus no município, algumas delas localizadas na Avenida do Taboão, 31 de Março, João Firmino, Humberto de Alencar Castelo Branco, Água Funda, Senador Vergueiro, Rio Acima e Tiradentes, entre outras.
INTEGRAÇÃO REGIONAL – O prefeito Marcelo Lima destacou o esforço, em conjunto com os demais prefeitos do Grande ABC, em assegurar que a integração regional também aconteça na segurança pública. “Essa é uma das principais pautas do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC neste ano. Estamos unindo forças com todas as guardas municipais para que as divisas dos municípios ganhem um reforço policial.  A implantação do Programa Muralha Paulista na região será outro ponto a favor em defesa da segurança.”
Caravana da Saúde já efetivou 124 mil atendimentos a moradores de São Bernardo em 100 dias
Imagine o Estádio 1º de Maio, casa do São Bernardo FC, com 15.000 torcedores aguardando pela partida de futebol. Agora imagine não um, mas oito estádios cheios, e com gente ainda querendo entrar. É esse o volume de atendimentos efetivados em 100 dias pela Caravana da Saúde, criado pela gestão Marcelo Lima: foram 124.421 consultas com especialistas, consultas e procedimentos odontológicos, exames e cirurgias, muitas delas realizadas em mutirões realizados aos finais de semana, não necessariamente de fila de espera.
Quando Marcelo Lima assumiu a Prefeitura de São Bernardo, em 1º de janeiro, mais de 94 mil procedimentos aguardavam para serem realizados, entre exames e/ou consultas com especialistas. O número de atendimentos em 100 dias, quando são analisados os procedimentos que estavam na fila, representa 80% da demanda. Em números absolutos, são mais de 76 mil procedimentos solucionados.
“Desde o primeiro dia de trabalho, o pedido do prefeito Marcelo Lima foi para que a gente atendesse às pessoas com qualidade, respeito e agilidade. E é nisso que temos focado, todos os dias, temos equipes trabalhando aos sábados, domingos, até que a gente zere essas filas”, relatou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn. A meta é que os atendimentos represados do governo anterior sejam finalizados até 1º de julho desde ano.
O programa Caravana da Saúde foi lançado oficialmente em 25 de janeiro, com o início da operação da carreta de tomografia sem contraste e da carreta de ultrassom, mas o esforço para zerar as filas teve início já no primeiro dia de governo. Em 15 de fevereiro, o programa passou a realizar consultas com especialistas, exames e cirurgias, em mutirões aos sábados e domingos e também com atendimentos durante a semana, com reorganização e otimização do fluxo de pacientes. Em 25 de março, a fila da tomografia, que era de 5.447 exames, já foi zerada.
Exemplos de pacientes satisfeitos não faltam. Atendida pelo reumatologista no primeiro mutirão de consultas da Caravana, no dia 16 de março, a dona de casa Janaína Andrade, de 44 anos e moradora do Alvarenga, escreveu uma carta de próprio punho elogiando a iniciativa. “Costumo reclamar do que é ruim, e hoje quero elogiar tanto quem teve a ideia do mutirão quanto quem está executando”, escreveu.
A aposentada Maria Nazaré de Souza Santos, 74 anos, moradora do Areião, aguardou por quatro anos para realizar um exame de glaucoma. Foi atendida no Hospital de Olhos, no dia 22 de março. “Quando me chamaram fiquei muito feliz, nem conhecia esse hospital, estou muito agradecida”, contou.
ORGANIZAÇÃO – A Caravana da Saúde seguirá como um programa permanente da Secretaria de Saúde, para depois que as filas forem zeradas, organizar os fluxos de atendimento da rede municipal e garantir a fluidez de atendimento ambulatorial para consultas, cirurgias e exames.
“É um trabalho que não acaba, na verdade. Tínhamos esse número absurdo de pessoas esperando, mas em uma cidade como São Bernardo, o volume de atendimentos é alto. Com as filas zeradas, o sistema organizado, a gente pode ofertar à população o que SUS (Sistema Único de Saúde) tem de melhor: cuidado, acolhimento e humanização”, destacou a secretária-adjunta da Saúde, Fernanda Penatti.
Anúncio de 100 dias garante início de novas obras de urbanização no Parque Imigrantes
Na data em que completou 100 dias à frente do Executivo, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, assinou nesta quinta-feira (10/4) a ordem de serviço para a segunda etapa das obras de urbanização do Parque Imigrantes, região do Batistini. O ato, realizado na Rua Manaus, simboliza um compromisso sensível e concreto com as famílias da região e marca um novo ciclo de transformação urbana e social no município.
A iniciativa, executada por meio da Secretaria de Habitação de São Bernardo, vai beneficiar aproximadamente 2.050 famílias, com um amplo pacote de intervenções voltadas à melhoria das condições de vida e à regularização fundiária da comunidade. O investimento total da obra é de R$ 28,5 milhões, com prazo de execução de 18 meses, e recursos provenientes majoritariamente do FGTS, além da contrapartida da Prefeitura. As intervenções são fundamentais para garantir segurança, acessibilidade e qualidade de vida à população local, e fazem parte de uma série de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e humano em São Bernardo.
O prefeito Marcelo Lima destacou a importância do momento. “Com muita responsabilidade e sensibilidade, temos olhado para as pessoas. Celebrar os 100 primeiros dias com a assinatura desta ordem de serviço é reafirmar nosso compromisso com a dignidade das famílias de São Bernardo. O Parque Imigrantes é um símbolo de luta e perseverança, e agora será também um símbolo de esperança e transformação.”
Entre os serviços previstos estão obras de infraestrutura urbana, sistema viário com adequação de vias, contenção de encostas, macrodrenagem, instalação de redes públicas (água, esgoto, energia e iluminação), além de paisagismo, recuperação ambiental e ações voltadas à mobilidade e acessibilidade.
De acordo com a secretária municipal de Habitação, Frida Waidergorn, essa segunda fase amplia os avanços iniciados anteriormente. “A primeira etapa já está em andamento, e agora damos início à segunda, com foco também nas áreas de risco. O objetivo é concluir todo o projeto com a regularização fundiária do Parque Imigrantes, promovendo mais segurança e dignidade aos moradores”, concluiu.
SONHO – Em meio ao público presente na agenda, a emoção da moradora Mariléia Teixeira de Almeida, que vive há 30 anos no bairro, traduziu o sentimento coletivo da comunidade. “Isso é um sonho. Um sonho de cada morador, o meu sonho. Esse é um bairro bom, tranquilo, que tem tudo. Quando eu vim pra cá era muito difícil, mas ver isso hoje… vocês nem imaginam a minha alegria. Amo esse Parque Imigrantes e espero que tudo isso realmente se concretize. Vai ficar ainda melhor. Glória a Deus!”

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *