Sabado, 19 de Abril de 2025

Santo André terá 200 ônibus 0 km até 2028 e ganhará linha Mário Covas X Vila Luzita

Gilvan Junior ainda comentou nova versão de aplicativo sem propaganda, novos abrigos de pontos, mais faixas azuis para motociclistas e área calma com redução de velocidade
Por janete ogawa
10 de abril de 2025 - Foto: Alex Cavanha/PSA / Fonte: Diario do Transporte/Adamo Bazani

O prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Gilvan Junior, e o secretário de Mobilidade Urbana do município, Almir Cicote, anunciaram na tarde desta quinta-feira, 10 de abril de 2025, um plano de mobilidade que, juntamente com as empresas de ônibus da cidade, prevê investimentos de R$ 256,42 milhões até o fim da gestão em dezembro de 2028.

Diário do Transporte fez, ao final da coletiva, uma entrevista exclusiva com Gilvan e Cicote que ainda comentaram sobre a situação da Viação Vaz, a licitação do sistema de ônibus de Vila Luzita e a linha da Saúde, uma ligação por transporte coletivo entre a Vila Luzita e o Hospital Mário Covas, no bairro Paraíso (Veja mais abaixo todos os detalhes).

200 ÔNIBUS NOVOS, APLICATIVO, ABRIGOS, FAIXA AZUL, ÁREA CALMA:

Frota Nova: Dos R$ 256,42 milhões, cerca de R$ 200 milhões, serão para ônibus zero km. Até o fim de 2028, estão previstos cerca de 200 coletivos, todos com ar-condicionado, wi-fi para acesso gratuito à Internet, acessibilidade para pessoas com dificuldade de locação e entradas USB para carregamento de celulares.

Deste total, 26 ônibus serão entregues em maio deste ano de 2025, pela Viação Guaianazes, como havia adiantado o Diário do Transporte

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2025/03/17/santo-andre-sp-finalmente-volta-a-receber-onibus-0-km-com-ar-condicionado-26-unidades-pela-viacao-guaianazes-exclusivo/

Outros 35 ônibus zero km serão entregues até o fim de 2025 e o restante ao longo da gestão, até dezembro de 2028.

Com as compras pelas empresas da cidade, a estimativa é de que cerca de 90% da frota de ônibus de Santo André tenham sido renovados.

A prefeitura anunciou ainda a implantação do Sistema Acto, que é uma plataforma para centralizar e simplificar a gestão e fiscalização do transporte municipal. O objetivo é dar mais eficiência, comodidade e agilidade aos serviços.

Aplicativo sem propaganda: A cidade também terá uma nova versão do aplicativo CittaMobi, que mostra em tempo real a previsão de quando os ônibus vão passar nos pontos e dados das linhas, mas sem propagandas agora. Para isso, as empresas do Consórcio União Santo André desembolsaram R$ 240 mil.

Abrigos: Fazem parte do pacote ainda 75 abrigos de pontos de ônibus novos, ao custo de R$ 1 milhão. Além disso, haverá reformas de outros abrigos que já estão instalados, pelo valor de R$ 180 mil. O custo será de responsabilidade das empresas de transporte também.

Faixa Azul e Trânsito: O prefeito e o secretário ainda anunciaram que Santo André terá mais faixas azuis para motociclistas. Desde maio de 2024, há este espaço em toda a extensão da Av. Prestes Maia, em cerca de 3 km. Ao longo da gestão são previstos 30 quilômetros de faixas exclusivas para motociclistas na cidade. Os próximos trechos vão somar 3,4 km, na Avenida José Amazonas e Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira.

Também fazem parte dos anúncios, medidas como implantação de área calma, que é a redução de velocidade em alguns trechos, sistema de gestão e monitoramento de trânsito, como ajustes nos tempos de semáforos.

Licitação Vila Luzita: Em conversa com o Diário do Transporte, o prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Gilvan Junior, e o secretário de Mobilidade Urbana do município, Almir Cicote, prometeram que a licitação do sistema tronco-alimentado de Vila Luzita, emperrada desde 2016, será lançada ainda neste primeiro semestre de 2025.

Desde 2016, as linhas são operadas em contratos provisórios pela empresa Suzantur. Apesar de a viação renovar a frota e ter, em geral, uma boa avaliação; intervenções maiores, como mudanças mais amplas das linhas e reformas do Corredor da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo e Terminal Vila Luzita só podem ser feitas com contratos de longo prazo, que são possíveis apenas com licitação.

Linha Vila Luzita x Bairro Paraíso (Hospital Mário Covas): Gilvan e Cicote ainda falaram ao Diário do Transporte que a tão aguardada linha da Saúde, vai ser colocada em circulação até o fim de 2025. Chamada de Linha da Saúde, por interligar diversos hospitais e clínicas na cidade, a linha Vila Luzita X Mário Covas, integra o Plano de Mobilidade de Santo André, apresentado em 2022, mas é um pedido bem mais antigo de moradores, trabalhadores e pacientes. Porém, nunca saiu do papel. A reportagem mostrou que foi realizado até mesmo um abaixo assinado, encabeçado pela moradora Maria José da Silva Francisco, pedindo a linha.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2025/02/25/linha-de-onibus-entre-o-hospital-mario-covas-e-a-vila-luzita-tem-abaixo-assinado-e-pedido-apresentados-na-camara-de-santo-andre-sp-video/

A empresa que vai operar a linha, se vai ser a Suzantur saindo do Terminal, ou alguma companhia do Consórcio União Santo André, saindo de algum bairro na região da Vila Luzita, ainda será definida.

Num único itinerário e somente com um ônibus, facilitando o deslocamento, já que os moradores não precisariam ficar trocando de transporte ao longo do caminho, o serviço interligaria alguns dos principais equipamentos de saúde públicos e privados de Santo André, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila Luzita, UPA Perimetral, CHSA Centro Hospitalar de Santo André (Hospital Municipal), Hospital Christóvão da Gama, Casa da Esperança, Policlínica Municipal Paraíso, Hospital Brasil, Hospital Estadual Mário Covas.

Viação Vaz: Respondendo ainda ao Diário do Transporte, o prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Gilvan Junior, e o secretário de Mobilidade Urbana do município, Almir Cicote, comentaram nesta quinta-feira, 10 de abril de 2025, a situação da Viação Vaz e disseram que, por enquanto, a empresa fica na cidade. A companhia já apresentou quatro novos ônibus e está operando com toda a frota prevista no contrato.

O Diário do Transporte mostrou que a Viação Vaz teve de repassar uma linha para a Viação Guaianazes, a B 47 (Rodoviária/Vila Luzita) porque estava operando com 13 ônibus a menos que deveria. Isso porque, a companhia teve 12 ônibus apreendidos por falta de pagamento nas parcelas de financiamento e um destruído num incêndio durante ataque criminoso em dezembro de 2024, na Via Plamares.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2025/03/31/mudanca-no-transporte-de-santo-andre-linha-b47-deixa-de-ser-operada-pela-viacao-vaz-e-passa-a-ser-atendida-por-guaianazes-com-mais-viagens-e-onibus-com-ar-condicionado-video/

VEJA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

ADAMO BAZANI: Bom dia, Ricardo Leite, bom dia também aos ouvintes da Rádio ABC e também aos leitores do Diário do Transporte. A gente está numa entrada especial com o prefeito Gilvan Junior, com o secretário de mobilidade também, Almir Cicote, que vão conversar com a gente sobre o PlanMob, que é o plano de mobilidade para a cidade de Santo André. R$ 250 milhões aproximadamente, é isso, prefeito?

GILVAN JUNIOR: R$ 250 milhões, R$ 20 milhões agora até maio, com 26 novos ônibus, mais 35 novos ônibus até o final do ano e 200 novos ônibus até o final da gestão. Além disso, 75 novos abrigos, mais 300 manutenções de abrigos existentes e um aplicativo sem anúncios, um aplicativo com mais facilidade para o usuário conseguir acessar o transporte público. Então, utilizando tecnologia e inovação desde que o usuário ainda está em sua casa e trazendo conforto para chegar no seu destino final, é isso que a gente quer levar para o usuário.

ADAMO BAZANI: Todos esses ônibus com ar-condicionado?

GILVAN JUNIOR: Com ar-condicionado, USB e Wi-Fi também.

ADAMO BAZANI: Certo, isso em relação à frota. Tem também a questão do abrigo, que é uma questão muito importante, até na entrevista coletiva, o senhor conversou com os jornalistas, com os demais colegas, que a experiência do transporte não é só dentro do ônibus, é antes de entrar no ônibus. Portanto, o aplicativo e o abrigo também.

GILVAN JUNIOR: Sim, novos abrigos e a gente depois vai trazer até novas tecnologias para esses abrigos. Então, a gente realmente, hoje, começa a entender o cidadão, a experiência do transporte. Então, é como é que esse cidadão, da hora que ele sai da sua casa até a hora que ele desce em seu destino, como que ele pode ter uma qualidade melhor. É isso que a gente está fazendo aqui no nosso programa, o PlanMob.

ADAMO BAZANI: Na coletiva também a gente perguntou, a gente reproduz também esses assuntos aqui para o Ricardo Leite, diretamente no Diário do Transporte. Licitação da Vila Luzita, finalmente vai sair?

GILVAN JUNIOR: Vai sair até o final do primeiro semestre agora. Então, a gente vai colocar a licitação na rua para resolver de vez. Isso vai agregar bastante, por isso que a gente vai conseguir fazer esses investimentos. Porque saindo de contratos emergenciais, contratos a longo prazo, a gente consegue colocar cláusulas no contrato e obrigar a empresa a renovar sua frota mais rapidamente.

ADAMO BAZANI: Viação Vaz, frota reduzida, teve aquele problema que a gente falou. Linha B47, também que a gente noticiou aqui na Rádio ABC e no Diário do Transporte para a Viação Guaianazes. A Viação Vaz já apresentou algum ônibus novo? Já apresentou algum plano de ampliação da frota que tinha sido reduzida?

GILVAN JUNIOR: Ela apresentou quatro novos ônibus e aí, como reduziu a frota, ela diminuiu uma linha absorvida pelo consórcio. O consórcio tem um contrato, são mais empresas, e a Viação Guaianazes assumiu a linha B47 com novos ônibus. Então, hoje equilibrou a frota da Viação Vaz, as linhas existentes que eles têm, e a gente hoje está rodando com todos os carros previstos em contrato.

ADAMO BAZANI: Por enquanto então, a Viação Vaz continua normalmente no sistema de Santo André?

GILVAN JUNIOR: Sim, porque a gente tem um contrato com o consórcio e esse consórcio precisa cumprir o contrato. Então, internamente, eles vão operando e vai cada vez equilibrando essas linhas.

ADAMO BAZANI: Outra questão também, que a gente trouxe na Rádio ABC e no Diário do Transporte, reformulação de linhas e a tão aguardada linha Hospital Mário Covas – Bairro Paraíso até a região da Vila Luzita. Não se sabe ainda se é o terminal ou não. Essa linha vai sair quando?

GILVAN JUNIOR: Essa linha sai até o final do ano. A gente só está fazendo estudos do ponto de partida. Mas até o final do ano a gente quer implementar essa linha do Mário Covas.

ADAMO BAZANI: Daí, portanto, ainda não se sabe se o contrato vai ser dentro da concessão do sistema Vila Luzita ou dentro da concessão da União Santo André.

GILVAN JUNIOR: Sim, hoje a gente tem um contrato somente com a União Santo André, com o consórcio, e aí precisaria licitar esse outro contrato. Então, a gente ainda está avaliando essa questão jurídica.

ADAMO BAZANI: E para finalizar também nosso bate-papo, em respeito aos colegas que também querem falar e também em respeito ao nosso ouvinte, ao tempo da rádio, mobilidade urbana, claro, a gente foca no transporte por ônibus, transporte coletivo, mas não é só isso. Santo André tem projetos de mais faixa azul para motociclistas, área calma também, que é de redução de velocidade, uma geral desses projetos.

GILVAN JUNIOR: Sim, a gente já tem um pouco mais de três quilômetros de faixa azul na Prestes Maia, isso agora a gente vai chegar a 30 quilômetros. Então, estendendo a José Amazonas, a gente já iniciou um lado, e aí estamos licitando o asfalto do outro lado, do lado bairro – centro. Em 90 dias finaliza esse asfalto, então os dois trechos vão ter a faixa azul e também na Dom Jorge Marcos de Oliveira também. E o restante dos pedidos, como a Avenida dos Estados, Costa Silva, está no Senatran. Assim que liberado, a gente implanta mais faixa azul. Estamos chegando na gestão a 30 quilômetros de faixa azul.

ADAMO BAZANI: Perfeito, muito obrigado, prefeito. Aproveitando a palavrinha do secretário, um balanço também as estimativas em relação à demanda de usuários. Isso pode trazer mais passageiros no sistema de ônibus?

ALMIR CICOTE: Sim, com certeza, Adamo. Tudo que o prefeito apresentou aqui, nesse novo plano de mobilidade, ele diz muito respeito à qualidade do nosso transporte público para que a gente estabeleça uma relação com o usuário muito melhor, para que ele sinta confortável, para que ele tenha acesso ao Wi-Fi, para que ele tenha um ar-condicionado, tudo isso, o ponto de ônibus, tudo isso é um ambiente propício para que ele permaneça no transporte público. E é lógico, não adianta nada a gente ter um conforto sem ter agilidade. E para ter agilidade, a gente precisa também estar atento a todo momento nas questões tecnológicas, do ponto de vista do semáforo, e também atento à sinalização de trânsito para inibir um congestionamento, por exemplo, no centro da cidade, que acaba inibindo o ônibus de ter seu tráfego de forma tranquila e a pessoa possa chegar em casa o mais rápido possível. Então, é o que nós procuramos com tudo isso, é dar o conforto, mas também com agilidade.

ADAMO BAZANI: Secretário, e agora para finalizar mesmo da minha parte, dentro desse pacote de frota nova não tem ônibus elétricos. Por quê? E o que tem acontecido em São Paulo, por exemplo, que tem um plano de troca de ônibus elétricos, mas não avança por causa da falta de infraestrutura, também foi levado em consideração?

ALMIR CICOTE: Essa é uma discussão que está um pouco emperrada no mundo todo. Nós temos países que conseguiram avançar, mas não depende só da questão do ônibus elétrico, depende de toda uma infraestrutura agregada a esse transporte. E é lógico que nós temos nos debruçado, inclusive hoje nós fizemos uma reunião para debater o tema, porque essa é uma demanda que está a todo momento e a gente tem que se adaptar a ela. Então São Paulo, Santo André, o Grande ABC, inclusive acho que tem que ser uma discussão conjunta com o consórcio intermunicipal para que a gente avance nessa questão.

ADAMO BAZANI: Muito obrigado pela sua participação no Diário do Transporte e aqui no programa do Ricardo Leite, na Rádio ABC.

 

 

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