Sabado, 19 de Abril de 2025

Hospital Municipal de Diadema recebe doação de autoclave industrial

Avaliado em US$ 50 mil, o equipamento adquirido pelo Rotary Club de Diadema vai permitir maior agilidade e segurança na esterilização de materiais hospitalares
Por janete ogawa
17 de abril de 2025 - Foto: Mauro Pedroso/PMD

Na tarde desta segunda-feira (14/04), o Hospital Municipal de Diadema (HMD) recebeu uma autoclave industrial Baumer, aparelho utilizado para esterilizar materiais cirúrgicos. A doação foi feita pelo Rotary Club de Diadema e adquirido por meio de um Subsídio Global da Rotary Internacional, iniciativa que viabiliza projetos de impacto em saúde pública, educação e desenvolvimento em todo o mundo.

“Quando a gente traz um equipamento com esse, não só traz qualidade de vida, dignidade e respeito pelas pessoas, mas também compromisso e seriedade acima de tudo”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi durante a cerimônia de entrega. “É um projeto que não envolve pessoas apenas do Brasil, mas do Chile, dos Estados Unidos e outros rotarianos. Isso faz com que a gente possa desenvolver um papel fundamental para, na ponta, ter um atendimento com primor e excelência”, ressaltou o prefeito.

A nova autoclave industrial permitirá maior agilidade e segurança na esterilização de materiais hospitalares, fortalecendo o controle de infecções e elevando a capacidade operacional do hospital. O equipamento avaliado em US$ 50 mil tem capacidade de 300 litros e seu tempo de autoclavagem é menor que a antiga que foi substituída. O HMD também conta com uma autoclave de 200 litros.

“Nós fazemos aproximadamente 3.200 processos de esterilização por mês. A máquina que estava aqui quebrava de duas a três vezes por mês. Um equipamento dessa qualidade e eficiência traz perspectivas muito boas para nosso hospital”, agradeceu o secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento.

A entrega foi conduzida pelo presidente da Rotary Club de Diadema, David Lopes Schimitd. “Hoje é um dia marcante, pois é nosso primeiro projeto global. E todo projeto global nosso tem um parceiro internacional. Com este equipamento moderno, o hospital poderá oferecer ainda mais qualidade no atendimento. É gratificante para nossa cidade e para nosso clube”, garantiu.

Qualidade
Após o uso do material cirúrgico em procedimentos ou cirurgias, os instrumentos são desinfetados, inspecionados, empacotados e vão para o ciclo de esterilização da autoclave, que gira em torno de 1h20. Depois, são armazenados e estão prontos para serem usados novamente. Todo o processo garante a segurança biológica dos itens utilizados pelos profissionais de saúde.

HMD
O Hospital Municipal de Diadema, considerado porta aberta, atende aproximadamente 600 pessoas por dia. Com a reorganização dos fluxos e dos serviços de todos os setores da unidade, houve uma melhora na gestão dos leitos, o que permitiu ficar, desde a segunda quinzena de janeiro, sem macas no corredor do Pronto Socorro.

Serviço:
Hospital Municipal de Diadema (HMD)
Avenida Piraporinha, 1.462 – Piraporinha.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *