Quarta, 23 de Abril de 2025

Ricardo Nunes e secretário Orlando Morando viajam à China e ao Japão para troca de experiências em tecnologia da segurança

Comitiva chega nesta terça-feira (22) à Xangai para início da missão oficial; entre as atividades previstas estão visitas a empresas de alta tecnologia na área de inteligência artificial
Por janete ogawa
22 de abril de 2025 - Foto: Divulgação

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, lidera uma grande missão oficial à China e ao Japão, entre os dias 20 de abril e 1º de maio, na companhia do secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando. Ambos desembarcam nesta terça-feira (22) em Xangai para o início da intensa agenda de atividades voltada à troca de experiências com relação a soluções baseadas no que há de mais avançado em tecnologia na área de segurança.

“Uma das minhas ações será visitar as empresas de alta tecnologia na área de inteligência artificial e segurança. Hoje, a China tem um sistema tecnológico fundamental para diminuir a criminalidade e a gente vai conhecer, tanto é que o secretário Orlando Morando (Segurança Urbana) me acompanhará, disse o prefeito Ricardo Nunes, que demonstrará o sucesso do programa Smart Sampa, o maior sistema de reconhecimento facial do país, que já ajudou a prender mais de 1.000 criminosos que estavam foragidos.

Para o secretário Orlando Morando, trata-se de mais uma experiência inovadora que visa trazer para a cidade de São Paulo mais tecnologia e inovação. “Precisamos estar sempre atualizados com o que há de mais moderno no mundo hoje. Essa é uma das premissas do prefeito Ricardo Nunes. Temos o maior sistema de monitoramento da América Latina, que é o Smart Sampa, mas não podemos nos acomodar. São Paulo precisa e vai estar sempre um passo a frente para garantir a segurança do cidadão”, comenta.

A comitiva paulistana também conta com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart. Além da tecnologia na segurança, o grupo também irá participar de atividades voltadas à mobilidade, sustentabilidade, empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho para jovens.

Smart Sampa
Considerado o maior sistema de monitoramento da América Latina, o Smart Sampa usa o reconhecimento facial de câmeras inteligentes para identificar casos de violência urbana e foragidos da polícia, além de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas.

A ferramenta inovadora vem modernizando a política de segurança da cidade e, desde que foi inaugurada, em julho de 2024, já contabiliza 1.027 criminosos foragidos capturados, além de 2.279 presos em flagrante por crimes como tráfico de entorpecentes, furto, invasão de equipamentos públicos e posse ilegal de arma de fogo, entre outros. Além disso, com auxílio das câmeras de reconhecimento facial, 58 pessoas que estavam desaparecidas também foram localizadas.

O Programa Smart Sampa tem aprovação de 91% da população de São Paulo, conforme avaliação do Instituto Real Time e Big Data. Já a Segurança Urbana está entre as áreas mais bem conceituadas, com índice de aprovação de 66%. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 de abril de 2025 e ouviu 1.500 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *