A NEXT Mobilidade, operadora do corredor metropolitano ABD, tem ampliado as operações com uma nova geração de trólebus. Os veículos de 21,5 metros estão substituindo os modelos mais antigos, e não representam apenas uma renovação de frota, mas uma ampliação de lugares, uma vez que por serem maiores, ampliam a capacidade de atendimento do corredor.
Na manhã desta sexta-feira, 25 de abril de 2025, mais partidas e mais veículos foram colocados de forma concomitante, além disso, o Diário do Transporte visualizou no Terminal Santo André Oeste, na região central Santo André, que mais motoristas estão em treinamento para disponibilizar ainda mais esses veículos.
Esses trólebus fazem parte de um pacote de R$ 100 milhões de renovação de frota do corredor metropolitano ABD, como mostrou o Diário do Transporte.
Ao todo, são 61 ônibus novos, entre modelos a diesel e as 10 unidades desse tipo de trólebus, que possuem tecnologia Eletra, chassis Mercedes-Benz e carroceria Caio. A capacidade desses veículos é para mais de 150 passageiros, entre sentados e em pé. Eles estão substituindo coletivos que transportam apenas entre 80 e 100 pessoas.
Esse moderno tipo de veículo, além de ter uma nova tecnologia, segundo especialistas, possui um rendimento energético maior. Um estudo do movimento Respira São Paulo mostrou a viabilidade desse tipo de alternativa de transporte.
Já o membro do Comfrota, Olimpio Álvares, defende que, para a capital paulista, a exemplo do que ocorre no ABC, os corredores que estão sendo implantados também incorporem novas gerações de trólebus, contando inclusive com o ETROL, um modelo que roda conectado à rede aérea e independente dela por meio de baterias.