Mais uma unidade básica de saúde de Santo André será reformada para entrar no rigoroso padrão de qualidade do programa Qualisaúde, em vigor desde 2017. Chegou a vez da UBS Vila Helena ser contemplada com diversas melhorias estruturais que vão do teto ao piso e que vão deixar o equipamento moderno e no padrão de outras 56 unidades que já foram reformadas ou entregues na gestão do prefeito Paulo Serra. A obra começa na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro.
“Continuamos avançando e reformando nossas unidades de saúde para tornar o ambiente acolhedor e eficiente para atender cada vez melhor o morador de Santo André. A unidade da Vila Helena precisava de uma manutenção completa e também de modernização estrutural. Quem vai ganhar com isso é o munícipe daquela região que, em breve, terá um equipamento novinho à sua disposição”, comenta o secretário de Saúde, Acacio Miranda.
A reforma vai contemplar praticamente todas as áreas da unidade. O piso será trocado por completo, com a instalação de manta e de porcelanato. Será refeito o forro e efetuada a troca de calhas e rufos, além de pintura geral e paisagismo. Na parte externa serão refeitas as muretas e realizada a impermeabilização. A expectativa é que a obra dure quatro meses.
Durante as intervenções, os munícipes que eram atendidos na UBS Vila Helena vão ser atendidos na UBS Jardim Alvorada, que fica na Rua Dr. Almenor J. Silveira, s/n, a pouco mais de dois quilômetros de distância. A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.
A equipe da UBS Jardim Alvorada foi reforçada para dar conta da nova demanda. Os munícipes que precisam retirar medicação na farmácia podem se deslocar até o local ou retirar em qualquer outra unidade básica da rede municipal.
Samu de Santo André faz simulado com múltiplas vítimas no prédio da Secretaria de Saúde
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santo André vai realizar neste domingo (1º), às 9h, um simulado de incidente com múltiplas vítimas no prédio administrativo da Secretaria de Saúde, que fica na Rua Catequese, 242, no bairro Jardim. A atividade vai envolver cerca de 200 pessoas, entre dublês e profissionais da saúde.
Será simulada uma invasão do prédio seguida de um incêndio criminoso. Serão acionadas viaturas de forças de segurança como a Polícia Militar e também do Corpo de Bombeiros. A atividade vai movimentar dezenas de viaturas, mas é importante ressaltar que o acionamento destas equipes faz parte do treinamento e que todas as ações estarão sob controle dos gestores do Samu andreense.
As ocorrências geradas a partir da simulação serão atendidas por ambulâncias e as vítimas do treinamento serão levadas para o CHMSA (Centro Hospitalar Municipal de Santo André), Hospital da Mulher, Hospital Mário Covas, Hospital Brasil, Christóvão da Gama, além de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). O atendimento a essas vítimas também faz parte da atividade.
“Anualmente o Samu de Santo André realiza simulado de Atendimento à Incidente com Múltiplas Vítimas. Esse exercício é muito importante para testar nossa capacidade de atendimento e de integração das forças de segurança, serviços de saúde e emergência pré e intra hospitalares. Esse simulado também aciona os serviços parceiros e vizinhos como Samus da região, hospitais particulares, ambulâncias e voluntários que possam comparecer em um cenário real. Tudo isso coordenado pela Central de Operações Integradas (COI) na prefeitura”, explica a coordenadora geral do Samu de Santo André, Camila Manini Moreira Gemenez.
O simulado será realizado pelo Samu de Santo André em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Departamento de Engenharia de Tráfego, Defesa Civil, GCM (Guarda Civil Municipal) e PM (Polícia Militar).