Segunda, 31 de Março de 2025

Carreta da Mamografia chega a Diadema em abril

Entre os dias 01 e 12, serão disponibilizados 500 procedimentos para mulheres a partir dos 35 anos de idade; iniciativa se soma à ação de Força Tarefa na Saúde para ampliar a oferta e diminuir a fila de espera por exames
Por janete ogawa
27 de março de 2025 - Foto: Adriana Horvath

A partir do próximo mês, o município de Diadema recebe o Programa Mulheres de Peito da Secretaria do Estado da Saúde (SES) para ampliar a oferta da mamografia para o público feminino. Entre os dias 01 e 12 de abril, uma carreta com toda infraestrutura para realizar o exame ficará estacionada na Praça da Moça e disponibilizará o procedimento, de segunda a sábado, para moradoras a partir de 35 anos.

A mamografia é capaz de identificar lesões do tecido mamário nos estágios iniciais, o que aumenta as chances de cura de câncer de mama. Serão disponibilizados 500 exames e, para o atendimento na carreta, haverá distribuição de 50 senhas por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, para realização do exame no mesmo dia entre 8h e 17h; e de 25 senhas aos sábados, das 8h às 12h.

Os critérios para realização do procedimento são definidos pela SES. Mulheres com idade entre 35 e 49 anos ou acima de 70 anos devem apresentar pedido médico emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cartão SUS e RG. Já aquelas que estão na faixa etária de 50 a 69 anos não precisam de pedido médico e podem apresentar apenas RG e cartão SUS.

“Trazer a Carreta da Mamografia para Diadema reforça nosso compromisso com a saúde das mulheres. Nosso objetivo é garantir que todas tenham acesso ao exame de forma rápida e humanizada, porque sabemos que o diagnóstico precoce salva vidas”, afirma o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi.

Para o secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, a oferta dos exames pelo Programa Mulheres de Peito vem somar às ações para reduzir a espera pelo procedimento.

Força tarefa
Desde o início de fevereiro, a gestão realiza a Força-Tarefa na Saúde com oferta de consultas e exames, entre eles, a mamografia. A iniciativa tem como meta diminuir pela metade, em 100 dias, o número de pacientes na fila de espera, garantindo acesso ágil e eficiente aos serviços de saúde.

Serviço:
Programa Mulheres de Peito
De 01 a 12 de abril de 2025.
Praça da Moça. Encontro da Avenida Alda com a Rua Graciosa – Centro.
Atendimento e distribuição de senhas: segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *