Em Diadema, o Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, iniciou a realização de exames de mamografia nesta terça-feira (01/04), na Praça da Moça, no Centro. A carreta conta com toda infraestrutura para realizar o exame e ficará no local até 12 de abril.
A iniciativa, somada à ação municipal Força-Tarefa na Saúde, visa ampliar a oferta de exames e diminuir o tempo de espera da população. A carreta deverá realizar 545 mamografias no período em que ficará na cidade.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, esteve no local para acompanhar o primeiro dia de atendimento e conversar com as mulheres que aguardavam para realizar o exame. O chefe do Executivo agradeceu à deputada estadual Carla Morando pela parceria na vinda da carreta ao município e destacou a importância da prevenção na área da saúde.
“É uma grande alegria receber a carreta da mamografia em Diadema. Março já passou, mas todos os meses são importantes para fazer a prevenção da saúde da mulher. Saúde é nossa prioridade e, com o esforço de todos, dia e noite, estamos trazendo soluções para que a população tenha a saúde que merece”, destacou.
Como funciona
Até 12 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 17h, serão 55 senhas disponibilizadas às mulheres para realizar a mamografia no mesmo dia. Aos sábados, das 8h às 12h, serão 25 senhas, também por demanda espontânea.
Os critérios para realização da mamografia são definidos pela Secretaria de Estado da Saúde. Mulheres com idade entre 35 e 49 anos ou acima de 70 anos devem apresentar pedido médico emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cartão SUS e RG. Já as mulheres que estão na faixa etária de 50 a 69 anos não precisam de pedido médico e podem apresentar apenas RG e cartão SUS.
Agilidade
As munícipes já saem com as imagens do exame e o laudo é disponibilizado em 48h. A moradora do Centro, Vera Lucia Lopes, foi atendida no primeiro dia. “Gostei muito do serviço e agradeço, é uma facilidade importante para a gente fazer a prevenção. Faz uns dois anos que fiz o último exame, saúde tem que ser em primeiro lugar”, afirmou.
Eliene Davi dos Santos, que mora no Serraria, soube da iniciativa e já foi no primeiro dia. “Sempre faço os exames de rotina, até ano passado tinha convênio, mas o marido aposentou e fiquei sem. Achei interessante a carreta e estar no centro fica de fácil acesso para todo mundo. Maravilhoso, estou saindo com as imagens do exame e dia 3 já pegarei o resultado”, contou.
Força-Tarefa
Desde o início de fevereiro, a Prefeitura realiza a Força-Tarefa na Saúde com aumento da oferta de consultas e exames. A meta é diminuir pela metade, em 100 dias, o número de pacientes na fila de espera.
Serviço:
Programa Mulheres de Peito
De 01 a 12 de abril de 2025.
Praça da Moça. Encontro da Avenida Alda com a Rua Graciosa – Centro.
Atendimento e distribuição de senhas: segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.