Embalado pela riqueza cultural e gastronômica do Brasil, a 3ª Entoada Nordestina de Ribeirão Pires atraiu cerca de 33 mil visitantes ao longo de três dias de festa. Na noite deste domingo (23), Elba Ramalho subiu ao palco para encerrar o evento em grande estilo, levando o público ao delírio com grandes sucessos da carreira. Os visitantes também aproveitaram a diversidade gastronômica, apresentação circense e shows de artistas locais.
Pela primeira vez cantando em Ribeirão Pires, a cantora Elba Ramalho falou sobre o sentimento de tocar na 3ª Entoada Nordestina da cidade. “Estar aqui pela primeira vez é sempre surpreendente. Uma sensação nova e uma grande alegria. Hoje, o Nordeste é o Brasil e não há uma divisão mais. A cultura está em cada canto do País”, disse Elba Ramalho.
Dagmeire de Souza, 61, moradora de Mauá, fã da cantora, veio prestigiar o show de Elba Ramalho ao vivo pela primeira vez. “Acompanho ela há anos e estou tendo a chance de vê-la de perto. É muito bom ter um evento como esse tão próximo da gente”, disse.
A Cia Navega Jangada realizou a apresentação do espetáculo infantil “Temos Vagas”, que trouxe atividades circenses ao público. No palco Cajueiros, Sapinho da Charrete, Edinho Ramalho, Forró do Vital e Fabinho Zabumbão foram atrações musicais durante o domingo. Atividades culturais, como o Maracatu – Balanço das Água e o grupo de frevo também foram atrações.
Durante o fim de semana, o Palco Macaxeira recebeu shows de Enok Virgulino e Bicho de Pé. Nos três dias, diversos artistas locais trouxeram o melhor da música nordestina.
“Tivemos um grande resultado econômico e social nesta 3º edição da Entoada Nordestina. Fechamos a noite comemorando também o aniversário de 71 anos da cidade com grande show da Elba Ramalho. O evento é um dos destaques do nosso calendário em uma cidade que valoriza e celebra a cultura do Nordeste do Brasil”, destacou o prefeito Guto Volpi
A 3º Entoada Nordestina fez parte da programação do aniversário de 71 anos de Ribeirão Pires. Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Ribeirão Pires inaugura a Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, nas dependência da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires e do Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, na Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Centro.
Primeira edição da Oxente Run celebra esporte e cultura nordestina em Ribeirão Pires
Ribeirão Pires recebeu, na manhã deste domingo (23), a primeira edição da corrida Oxente Run. O evento esportivo fez parte da programação da 3ª Entoada Nordestina e das celebrações pelos 71 anos de emancipação político-administrativa do município.
A largada e a chegada aconteceram no Complexo Ayrton Senna, com percurso de 5 km pelas vias da Estância Turística. O evento teve como objetivo fomentar a prática esportiva e incentivar um estilo de vida saudável entre os participantes. A concentração teve início às 6h30, e a corrida começou pontualmente às 7h.
O grande vencedor da categoria Masculino Geral foi José Paulo dos Santos, que completou o percurso em 16 minutos e 25 segundos. Emocionado com a vitória, o atleta destacou a importância da prova para sua preparação na temporada.
“Essa corrida foi muito especial para mim por ser a primeira do ano. A primeira competição sempre nos traz um sentimento de realização, e conseguir vencer a prova me deixa ainda mais feliz. O trajeto estava bem organizado e sinalizado, e sou muito grato ao meu treinador e à equipe por todo o suporte”, afirmou José Paulo dos Santos.
Na categoria Feminino Geral, Amanda Batista Santana foi a grande campeã, cruzando a linha de chegada com o tempo de 21 minutos e 3 segundos. Em seguida, Marluce Batista dos Santos (23:00) e Sebastiana Ferreira de Lima (23:08) completaram o pódio.
Os atletas da categoria PCD também tiveram destaque na competição. Felipe Leocadio Curcino venceu no Masculino PCD com 16 minutos e 35 segundos, enquanto Isaura Lopes Pires Neta foi a primeira colocada no Feminino PCD, concluindo a prova em 29 minutos e 40 segundos.
Entre os participantes estava Reginaldo Ferreira Marques, segundo colocado na categoria PCD Masculino. Aos 60 anos, ele superou diversas adversidades ao longo da vida, incluindo um acidente que o deixou paraplégico e uma batalha contra o câncer. “A bicicleta se tornou minhas pernas e me deu uma nova liberdade. Eu moro em Mauá e participo de diversas corridas de rua. No ano passado, corri na Asas Para Isabela e em uma mini maratona em Santo André. Estar aqui hoje é mais uma conquista”, relatou.
Reginaldo também ressaltou as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência para treinar e competir. “Infelizmente, a falta de acessibilidade em academias e espaços esportivos é um grande desafio. Mas a bicicleta me trouxe muitos benefícios para a saúde e qualidade de vida. Eu sou 100% independente e estou sempre em movimento”, completou.
Todos os participantes da Oxente Run receberam medalhas de participação. Além disso, os dez primeiros colocados das categorias geral masculino e feminino receberam troféus, assim como os cinco primeiros da categoria PCD.