Os transtornos são ainda grandes na noite desta segunda-feira, 31 de março de 2025, no ABC Paulista, por causa da forte chuva que atingiu os municípios da região ainda no início da tarde.
Os deslocamentos são prejudicados.
Em Santo André, o Terminal de Vila Luzita, o Terminal Oeste e o Corredor de Ônibus da Mário Toledo de Camargo foram tomados pela água.
Segundo a operadora do sistema de ônibus de Vila Luzita, a Suzantur, de Santo André todas as partidas das 15 linhas que transportam cerca de 50 mil pessoas foram suspensas. A retomada se deu de forma gradativa e com muitas dificuldades.
O Corredor Metropolitano ABD, de ônibus e trólebus, também foi afetado. De acordo com a operadora NEXT Mobilidade, houve alagamentos em diversos trechos, como nas proximidades da Avenida dos Estados e entre a Avenida Ramiro Colleoni e Rua Venezuela, em Santo André.
Passageiros ficaram ilhados em ônibus e os Bombeiros tiveram de chegar aos coletivos de botes, em especial nas cidades de Santo André, onde choveu em menos de uma hora, quase 90 milímetros e, em Mauá, onde o volume de chuva ultrapassou no período 130 milímetros.
A linha 10 Turquesa, operada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), teve interrupção logo no meio da tarde.
Um longo trecho ficou sem nenhum trem circulando devido a alagamento, compreendendo o trajeto entre as Estações São Caetano do Sul (Prefeito Walter Braido) e Rio Grande da Serra. No início da noite, o trecho sem operação ficou menor, mas ainda trazendo muitos transtornos por ser um dos mais movimentados: entre Utinga e Mauá.
Por causa da interrupção da linha 10-Turquesa da CPTM, a linha 2-Verde do Metrô ficou com velocidade reduzida. As duas linhas se integram na Estação Tamanduateí, na capital.
Segundo a CPTM, a circulação de trens na Linha 10-Turquesa da CPTM foi retomada às 18h25 desta segunda-feira (31/03) no sentido Rio Grande da Serra a partir da estação Santo André. No sentido oposto (Jundiaí), a operação permanecia temporariamente paralisada entre as estações Mauá e Utinga desde as 14h50
Nota da Prefeitura de Santo André
A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Proteção e Defesa Civil, informa que a região do ABC registrou mais de 130 mm de chuva na tarde desta segunda-feira (31). Somente em Santo André foram mais de 100 mm de chuvas até o momento.
O Departamento de Proteção e Defesa Civil registrou até agora 89 ocorrências diversas entre quedas de árvores, queda de muros e pontos de alagamento/inundação. Não houve registro de deslizamentos.
Não há vítimas em decorrência das chuvas, até o momento.
Houve registro de pontos de alagamento especialmente nos bairros Centro, Vila Pires, Vila América, Casa Branca e Santa Teresinha.
As equipes operacionais já estão realizando a limpeza e desobstrução das vias, remoção de árvores e vistorias em residências.
Nota da Prefeitura de Mauá
Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, nesta tarde de segunda-feira (31/03), Mauá registrou um índice elevado de chuvas. Em cerca de 1h40, foi registrado um acumulado de 132mm. Ou seja, 66 vezes mais do que era previsto de acordo com as informações repassadas pela manhã, que era de 2mm, de acordo com INMET, INPE – Satélites CPTEC, CEMADEN, SAISP, Climatempo e Weather Climátics.
Até às 16h30, a cidade contava com dois pontos de alagamento com interdição completa da via. Um na Vila Noêmia, próximo ao Paço Municipal, e outro no Bairro Capuava. Todos já estão normalizados.
Uma casa foi interditada pela Defesa Civil, após ser atingida por um muro no Jardim Zaíra. Ninguém se feriu e a moradora será encaminhada para o acolhimento social. Ela informou aos agentes que iria para a casa de parentes.
Foram registrados dois acidentes de trânsito e duas pessoas foram socorridas com ferimentos leves. Além disso, até o momento, foram notificadas as quedas de três árvores, sem vítimas.
Todas as equipes da Prefeitura, de secretarias como Mobilidade Urbana, Serviços Urbanos e Defesa Civil seguem nas ruas, atuando nos efeitos das fortes chuvas, orientando motoristas e seguirão em alerta.
ADAMO BAZANI