O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, recebe nesta semana dois eventos que compõem o ‘Novembro Negro’, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20.
Na quarta-feira (20), quando é celebrada a data, o espaço receberá programação especial, com o objetivo principal da constituição do Fórum Preto, espaço de diálogo e ação para fortalecer a luta por igualdade e justiça racial, a partir das 17h, na tentativa de se estabelecer um movimento forte e unido em prol das políticas públicas que promovem os direitos da população negra. Haverá ainda distribuição do livro Educação de Axé.
Antes disso, às 15h, o evento terá início com a apresentação do projeto ‘Viola de Papo’, incluindo uma conversa sobre a produção e um pocket show com o violeiro Rubens Nê Viana. Já às 19h acontece a pré-estreia do documentário ‘Enéas – A Vida na Enézima Potência’. Por fim, às 20h30, será apresentado o curta-metragem documental ‘Quadro Torto’, manifesto de Bá Kimbuta e Makomba, com composições das canções que trazem olhares para a complexidade do cotidiano de um homem negro no Brasil, em uma visão diaspórica.
No fim de semana, dias 23 e 24, acontece a Feira Isabel, que contará com uma feira com empreendedores afro, espaço ‘Erê’ e ainda diversos shows com artistas do movimento negro – confira programação abaixo:
Mais eventos – Até o fim do mês de novembro, a Prefeitura de Santo André promove ainda outros eventos, como o ‘Canja com Canja Especial Mês da Consciência Negra’, dia 27, no Teatro Municipal, exibição de curtas no Espaço CASA, no dia 29, e a exibição do documentário ‘Enéas – A Vida na Enézima Potência’, dias 29, no Cesa Jardim Irene, e dia 30, na Universidade Popular (no Recreio da Borda do Campo).
Programação do Dia da Consciência Negra no Cine Theatro Carlos Gomes:
20/11 | Quarta-feira
15h – Viola de Papo
17h – Fórum Preto
19h – Pré-estreia do documentário ‘Enéas – A Vida na Enézima Potência’
20h30 – Exibição do curta-metragem documental ‘Quadro Torto’
23/11 | Sábado
12h – Cobra Guiza
13h – Discopretagem
14h10 – Niel Pimenta
15h – Buia Kalu
16h – Prêmio Dandara & Zumbi
17h20 – Juntos da Samba
18h30 – O João & Jhonny
19h – Pretódio
20h – Vênus Garland – Banda
24/11 | Domingo
12h – Abertura Capoeira
13h – DJ Budahnussom
14h – Lucas Bola
15h45 – $irena
16h30 – Eloi – Brasil Afro
17h – Samba de Zazi – Banda
19h – ZK e Candombanda – Banda
20h20 – Bá Kimbuta e a Makomba – Banda
Santo André recebe espetáculo de teatro adolescente Vamos que Venimos Brasil
O VI Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil chega ao Teatro Municipal Maestro Flavio Florence nesta quarta-feira (20), às 19h, com o espetáculo “A vaca virou um rádio”. A atração é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes. A produção integra também a Mostra da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT).
Com a atuação da Companhia de Teatro do Conservatório Dramático Musical de Tatuí, “A vaca virou um rádio” retrata uma família tradicional que migra do interior para a capital entre as décadas de 1940 e 1950, em busca de melhores condições de vida.
Suas vidas são transformadas ao conhecerem a mais nova tecnologia: o rádio. Paralelamente, surge uma rádio atemporal que, invadindo as frequências, pirateia o sistema para contrapor pensamentos, hackear a linguagem e oferecer uma visão alternativa da história.
O Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil integra a Red VQV na América Latina e, desde 2018, promove encontros e ações em Santo André – a VI edição tem como tema o Direito à Adolescência. A programação completa do festival está disponível no site www.vqvbrasil.com
Serviço:
A vaca virou um rádio
Data: 20/11 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal de Santo André Maestro Flavio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro – Santo André
Classificação: 12 anos
Ingressos: gratuito (distribuição no local uma hora antes do espetáculo)
Ficha técnica:
– Estudantes bolsistas de Artes Cênicas: Alef Ramos de Oliveira, Andressa da Silva Lima, Camila Alomba Pinto, Camila Barbagallo Momisso, Carlos Eduardo Dias da Silva, Deborah Regina Fonseca Correia, Felipe Xavier dos Santos, Giovana Eça Gonçalves, Jhony Furlaneto Rocha, Kaio Alexandre dos Santos Matias, Lorrane Suélen de Lima Leite, Marilia Pasqualotto da Cruz, Renan Giacomazzi Lisboa e Renata Corrêa Gomes Ferreira.
– Estudantes bolsistas de Música: Igor Perez da Silva e Luiza Mardones Gaião.
Estudante de música convidado: Murilo Juvêncio.
– Ator convidado: Pedro Couto.
– Direção Geral: Coletivo Cê (Bruna Moscatelli, Hércules Soares e Julio Cesar Mello).
– Assistência de Direção: João Armando Fabbro
– Dramaturgia: Colaborativa
– Dramaturgista: Rogério Guarapiran
– Direção musical: Roberto Anzai
– Preparação Corporal e Coreografia: Rener Oliveira
– Cenografia e Cenotécnica: Jaime Pinheiro
– Figurino: Felipe Cruz
– Costureiro: Cristian Lourenço
– Maquiagem: Dalila Ribeiro
– Visagista: Claudinei Hidalgo
– Iluminadora: Karen Mezza
– Operação de luz: João Fabbro
– Perucaria: Edson Braz
– Estudante bolsista cenografia: Allex Pereira
– Auxiliares de cenotécnica: Luciano e Silva, Gerson Estevão Oliveira e Silva
– Operador de Som e Edição: Ivan Freitas
– Estudantes na contrarregragem: Arielle Barbosa, Júlio Vieira Basile e Wagner Alessandro De Araujo Santos