Sabado, 05 de Abril de 2025

Diadema realiza maior feirão de empregos de sua história

45 empresas e 9 instituições ofereceram 3.179 vagas para centenas de cargos, em toda a região / Público lotou o Ginásio Ayrton Senna em busca de oportunidades
Por janete ogawa
4 de abril de 2025 - Foto: Adriana Horvath/PMD

A Prefeitura de Diadema realizou, nesta quinta-feira (3/4) o que já está sendo considerado como o maior feirão de empregos da história da cidade: 3.179 vagas, em centenas e centenas de cargos, de todos os níveis, foram oferecidas por 45 empresas e 9 instituições no Ginásio Ayrton Senna, sob organização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET). Eram pouco depois das 8h quando o prefeito Taka Yamauchi declarou aberta a feira, liberando o espaço para a massa de trabalhadores que faziam fila desde a madrugada em busca de oportunidades.

“O trabalho é mais do que um sustento, é um instrumento de dignidade e inclusão social,” afirmou o prefeito. “Cada vaga preenchida aqui hoje representa uma família com mais segurança e oportunidades. E isso faz com que a cidade possa crescer ainda mais.”

O evento marcou os 100 dias de ações da SEDET nessa nova gestão que, além da Feira, contemplaram também a oferta de vagas pelo portal Emprega Diadema, o lançamento dos programas Emprega Jovem, de estímulo ao trabalho a partir dos 14 anos, e Empreendedores da Quebrada, de formação e regularização de pequenos negócios nos bairros.

“É o maior feirão de empregos da história de Diadema,” reforçou o secretário Aírton Aparecido da Silva. “Mas o trabalho não termina aqui hoje. As empresas continuam inserindo vagas no Emprega Diadema e o munícipe pode cadastrar seu currículo e buscar online o melhor emprego. Além disso, assinamos termos de parceria com o SEBRAE e o Sindicato e Associação dos Industriais em Panificação e Confeitaria, para reforçar nosso compromisso com o empreendedorismo e o primeiro emprego. No geral, é um momento de muita satisfação para a prefeitura, pois sabemos que pessoas sairão daqui mais tranquilas, sabendo que no final do mês poderão garantir seu sustento e o de suas famílias.”

“Uma dessas vagas tem meu nome”
Fernanda Mercedes Antônio, 33, saiu do Parque Real ainda à noite para garantir o primeiro lugar na fila, às 3h20. “Tem uns 2 anos que estou desempregada, fazendo apenas bicos,” comentou. “O que eu quero mesmo é um emprego registrado, de carteira assinada. Tenho certeza que uma dessas três mil vagas tem o meu nome escrito.” Ao seu lado, a mãe Ana, 67, não só a acompanhava como também tinha interesse em uma colocação. “Já trabalhei muito, mas tenho vontade de trabalhar de novo. Lá em casa somos em quatro, ninguém registrado. Todo salário ajuda.”

No Feirão, era possível encontrar famílias inteiras em busca de melhor qualidade de vida. Como Ailton, 25, Kauane, 25, e Marinalva, 55, marido, mulher e sogra. “Já trabalhamos, mas procuro algo mais próximo da minha área, com mais benefícios,” disse Kauane.

Em um ambiente de baixo desemprego, um feirão como esse é fundamental para as empresas preencherem suas vagas ociosas. A Moderna, por exemplo, que atua justamente em recrutamento e treinamento de funcionários, estava oferecendo mais de 700 vagas. Outras empresas foram pessoalmente em busca de candidatos, como a Dolly, que tem seu centro de distribuição em Diadema e estava no feirão com 70 vagas de motorista, carreteiro, manobrista, ajudante geral e ajudante de operações. “Oferecemos VR, duas cestas básicas por mês, convênio com dependentes, vale transporte, tudo no esforço de trazer bastante candidatos para preencher esses postos” explicou Natália Lucena, assistente de RH da Dolly.

Para os jovens, só a Associação Nacional de Administração (ANA) oferecia 350 vagas para estágios e aprendizagem. “Não é curso, é vaga para trabalhar, com colocação diretamente nas empresas,” garantiu o diretor de relacionamentos Luís Douglas, 53. “Temos aqui boas opções, para preparar o jovem para o mercado de trabalho e isso vai além de salário e benefícios: é aprender a tirar proveito do que a empresa oferece de oportunidades de crescimento, desenvolvimento e efetivação no futuro.”

Um desses jovens é o Noah Santos, 20, aluno de Publicidade do Taboão que faz estágio na própria associação. “Às vezes quem tem menos experiência se sente barrado pelo mercado de trabalho, mas eventos como esse são ótimos para que o jovem veja que empresas que vão valorizá-lo e abrir suas portas para ele existem realmente. E que, por mais que o sistema pareça difícil, uma hora dá certo.”

Para cadastrar currículos e vagas, basta acessar https://emprega.diadema.sp.gov.br. A SEDET fica na Av. Antônio Piranga 1116, no Centro, e pode ser contatada pelo telefone 11 4056 3950 ou o e-mail desenvolvimento.economico@diadema.sp.gov.br.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *