Terça, 22 de Abril de 2025

Em pacote de R$ 100 milhões, NEXT Mobilidade renova frota do Corredor ABD com 61 veículos 0 km

Investimentos foram em um ano e meio somente nesta frota para qualificação dos serviços, segundo concessionária. Os veículos a diesel já estão operando e é protocolo o procedimento de testes com os trólebus por se tratarem de modelos de tecnologia inédita
Por janete ogawa
21 de março de 2025 - Fonte: Diário do Transporte

A NEXT Mobilidade conclui no primeiro bimestre de 2025 um pacote de investimentos em renovação de frota de cerca de R$ 100 milhões, totalizando a aquisição de 61 veículos 0 km, para o Corredor ABD.
A renovação começou no fim de 2023 e inclui 51 ônibus a diesel de 23 metros cada, com grande parte da frota já com a tecnologia Euro 6 que reduz a poluição em 75% na comparação com a geração anterior de motores. Também foram adquiridos 10 trólebus da marca Eletra, de 21,5 metros, com chassis Mercedes-Benz e carrocerias Caio, que estão em fase final de testes e devem entrar em operação com passageiros nas próximas semanas.
Os veículos a diesel já estão operando e é protocolo o procedimento de testes com os trólebus por se tratarem de modelos de tecnologia inédita, diferente dos trólebus que já rodam pelo Corredor.
As novas unidades vão substituir modelos mais antigos e, por serem maiores, de 21,5 metros.
Desta foram, segundo a NEXT Mobilidade, será possível aumentar a capacidade do Corredor ABD, ampliando a quantidade de assentos e vagas disponíveis para os passageiros.
Cada novo trólebus pode transportar 154 pessoas enquanto os mais antigos tinham capacidade entre 70 e 120 passageiros.
A distribuição de passageiros destes novos trólebus é a seguinte:
– Passageiros sentados: 61
– Passageiros em pé: 92
– Cadeira de rodas/cão-guia: 1
As unidades possuem piso baixo e rampa para acessibilidade, ar-condicionado, internet por wi-fi, tomadas USB para carregamento de baterias de celulares, bancos especiais para pessoas com mobilidade reduzida, espaço para cadeira de rodas e cão-guia.
CONVERSÃO:
O Diário do Transporte já havia noticiado também, durante cobertura da feita de mobilidade LAt.Bus, em agosto de 2024, que a NEXT Mobilidade, com a Eletra, iniciou a conversão de 10 ônibus articulados usados a diesel de 18 metros em trólebus, o que vai reduzir as emissões de poluentes no corredor
Não é a primeira vez que a fabricante faz este tipo de mudança de tecnologia, chamada no mercado de retrofit ecológico.
Entre 2011 e 2012, a Eletra transformou seis ônibus Busscar Urbanuss Pluss Volvo B 10M a diesel, ano 2001, em trólebus, que receberam os prefixos de 8150 a 8155.
Segundo a empresa, este tipo de conversão traz duas vantagens ambientais imediatas: zera a emissão de poluentes por substituir uma fonte fóssil de tração por eletricidade (e sem necessidade de grandes bancos de bateria pelo modelo ser trólebus) e evita o descarte dos ônibus a diesel (que já chegam ao limite de idade, mas como trólebus podem ter vida útil prolongada). Se estes ônibus não fossem descartados para desmanche, mas vendidos para outras empresas, estariam poluindo onde rodariam.
Relembre:

VÍDEO: Corredor ABD vai receber dez trólebus zero quilômetro com maior capacidade de passageiros


O Corredor ABD liga São Mateus, na zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara na zona Sul, em 33 km, passando por Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo  e Diadema. O corredor também tem um segundo trecho de 12 km entre Diadema e o Brooklin, na zona Sul de São Paulo.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *