A Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará – Parque Escola, em Santo André, retomou os atendimentos aos alunos da rede municipal. Assim, os estudantes poderão vivenciar diversas experiências enriquecedoras nos 26 espaços pedagógicos e áreas abertas da Emea, que preservam um fragmento do bioma Mata Atlântica.
Para receber os jovens andreenses, a equipe da Emea preparou aproximadamente 30 roteiros pedagógicos interdisciplinares, abrangendo quatro eixos temáticos principais: Culturas, Plantas, Animais e Mudanças Climáticas. Os roteiros foram elaborados por uma equipe de pedagogas e biólogos, com profundidade e conteúdo alinhados às determinações legais e aos documentos norteadores da rede municipal de ensino.
“Nossa proposta como Escola de Educação Ambiental é sensibilizar nossas crianças, estudantes e professores sobre a importância do meio em que vivemos, destacando e fortalecendo as culturas africana e indígena. Dessa forma, buscamos construir um futuro resiliente e sustentável para nossa cidade, com cidadãos empáticos a essas questões fundamentais”, afirma o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
A Emea tem como meta atender 30 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino por ano, passando pelas crianças da Educação Infantil, chegando aos estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, além da comunidade escolar.
“É o nosso compromisso com o andreense, pensando em uma cidade que planeja suas ações a curto, médio e longo prazo, promovendo a educação ambiental, a educação antirracista e a valorização da ancestralidade dos povos originários. E, antes de completarmos 100 dias de governo, estamos entregando, após todo estudo e suporte pedagógico, este importante serviço para nossos estudantes”, destaca a secretária adjunta de Educação, Carla Menezes.
Emea Parque Tangará – A Escola Municipal de Educação Ambiental está localizada no interior do Parque Escola, com aproximadamente 50 mil metros quadrados ocupados em parte por vegetação nativa da Mata Atlântica, que também está à disposição da população.
Tem como objetivo sensibilizar as crianças, professores, diretores e funcionários da rede municipal para as questões ambientais e de ciências naturais, estimulando a participação dos conselhos de escola, dos pais e da comunidade, unindo educação e preservação ambiental com aulas e oficinas temáticas.
Serviço – No portal www.parqueescola.org.br também é possível ter acesso a materiais pedagógicos, além das edições da Emea em Revista e cursos oferecidos à comunidade.
A Emea Parque Tangará – Parque Escola fica na Rua Anacleto Popote, 46, na Vila Valparaíso.
Orquestra Sinfônica de Santo André apresenta concerto em homenagem às mulheres
Neste ultimo final de semana de março, a Orquestra Sinfônica de Santo André homenageia as mulheres da música clássica no concerto que encerra a programação do Mês das Mulheres Andreenses. A apresentação, que traz a pianista e compositora Catarina Domenici como solista convidada, acontece no Teatro Municipal Flavio Florence neste sábado (29), às 19h30, e no domingo (30), às 11h. Os ingressos são gratuitos, distribuídos com uma hora de antecedência, na bilheteria, com limite de uma unidade por pessoa.
“Catarina Domenici é uma artista multifacetada. É uma pianista de grande expressividade, compositora antenada nas mais prementes questões da nossa modernidade, com espetáculos musicais que juntam várias linguagens. Com esse concerto, que será uma experiência única, daremos início à temporada 2025, retomando o repertório para piano e orquestra no teatro da cidade, em um concerto em homenagem ao mês das mulheres“, disse o maestro Abel Rocha.
A Sinfonia Gaélica, composta pela americana Amy Beach em 1894, abre o programa. A obra foi a primeira sinfonia de uma compositora americana a ganhar atenção pública. Para esta grande obra orquestral, Beach se inspirou em melodias simples do inglês antigo, irlandês e escocês, e por isso subintitulou a obra ‘Gaélico’.
Na sequência, o programa do concerto traz ao palco Catarina Domenici, que interpreta sua composição “Abaporu”, criada em homenagem ao emblemático quadro de Tarsila do Amaral. A obra foi composta especialmente para a Sinfônica de Santo André para as comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna.
A icônica Rhapsody in Blue, de George Gershwin, encerra o concerto. A composição para piano solo e banda de jazz, composta em 1924, apresentou o jazz ao público de música clássica e deu fama instantânea ao seu compositor. Quase um século depois, o clássico voltou à tona ao integrar, no ano 2000, o longa-metragem de animação Fantasia 2000 da Disney.
Programa:
Sinfonia Gaélica – Amy Beach: 40’
Abaporu – Catarina Domenici: 8‘
Rhapsody in Blue – George Gershwin: 18‘
Serviço
Orquestra Sinfônica de Santo André – concerto em homenagem ao Mês das Mulheres
Data: 29/3 (sábado), às 19h30 | 30/3 (domingo), às 11h
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro
Ingressos gratuitos, distribuídos com uma hora de antecedência (máximo de 1 unidade por pessoa)