Terça, 22 de Abril de 2025

Entrega de 15 novos ônibus reforça modernização da frota de transporte público em São Bernardo

Frota do Samu de São Bernardo é ampliada em 58% e qualifica atendimento de urgência
Por janete ogawa
17 de março de 2025 - Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A cidade de São Bernardo registrou nesta segunda-feira (17) novo avanço na modernização do transporte público com a entrega de 15 novos ônibus urbanos, garantindo mais eficiência, segurança e conforto aos passageiros. A iniciativa faz parte do compromisso de renovação da frota, que prevê a chegada de 100 novos veículos até o final de 2025, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade do serviço prestado à população. A entrega oficial dos coletivos ocorreu no Terminal de Passagem, na Estrada dos Alvarengas, reunindo representantes do Executivo, vereadores e a imprensa.

Os novos ônibus contam com tecnologia de ponta, incluindo ar condicionado, tomadas USB, janelas com vidros fumê para maior proteção solar e câmeras de monitoramento 24 horas. Os veículos vão fortalecer a operação da Linha 08, que conecta o bairro Jardim Santo Ignácio (região da Independência) ao Parque Selecta (Montanhão), aliviando o tempo de espera e melhorando a experiência dos passageiros.

Durante o evento, o prefeito Marcelo Lima destacou a importância da renovação da frota para a melhoria do transporte público. “Estamos entregando ônibus modernos e equipados com o que há de melhor no mercado para oferecer um transporte mais confortável, acessível e eficiente. Nossa meta é seguir ampliando a frota, garantindo que São Bernardo tenha um serviço de qualidade para atender a população. Até o final do ano, chegaremos a mais de 100 novos ônibus, fruto de uma gestão comprometida com as reais necessidades dos cidadãos”, afirmou o chefe do Executivo.

EXPANSÃO – A renovação da frota municipal segue um planejamento estratégico, que inclui a substituição de veículos antigos por modelos mais modernos e tecnológicos. Além dos 15 ônibus já entregues nesta segunda-feira, outros 20 novos veículos estão previstos para o mês de abril, como parte do compromisso firmado para os primeiros 100 dias da gestão atual.

O secretário de Concessões e Parcerias de São Bernardo, Toninho Tavares, ressaltou uma parceria contínua com a BR7 Mobilidade para atender a demanda dos munícipes. “Nosso objetivo é tornar o transporte público cada vez mais eficiente. Trabalhamos em conjunto com o BR7 para reduzir o tempo de espera e oferecer um serviço de qualidade em todas as regiões da cidade”, destacou.

Os 15 ônibus recém-chegados já estão em circulação na Linha 08, mas estudos estão em andamento para a criação de novas linhas e ajustes em trajetos, garantindo maior fluidez ao transporte coletivo.

INVESTIMENTO NA MOBILIDADE – Além da renovação da frota, a Prefeitura de São Bernardo tem colocado em prática diversas iniciativas para melhorar o transporte público e a mobilidade urbana como um todo.

Dentro do cronograma de modernização, está prevista a instalação de 52 novos abrigos até dia 9 de junho, com um total de 31 pontos beneficiados até este dado e expansão gradual ao longo do ano. Os novos abrigos contam com um layout moderno, espaço acessível para Pessoas com Deficiência (PCDs), painel informativo sobre linhas e QR Code para acesso rápido ao aplicativo de atualização dos horários de ônibus. Além disso, dez desses pontos contarão com o Mupi (Mobiliário Urbano Para Informação) de informações e publicidade.

O município deu início à implantação de internet gratuita em dez pontos de ônibus estratégicos da cidade, com planejamento para expandir a cobertura gradualmente para outras localidades. Além disso, já foi iniciado um estudo para otimização das linhas, onde técnicos da Prefeitura estão conduzindo estratégias para tornar o sistema de transporte mais ágil, garantindo eficiência, pontualidade e segurança para os passageiros.

 

 

 

 

Frota do Samu de São Bernardo é ampliada em 58% e qualifica atendimento de urgência 

 

Com o compromisso de qualificar o atendimento de urgência e emergência na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, sob a gestão de Marcelo Lima, viabilizou aumento de 58% na frota do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência). Atualmente, são 19 veículos, sendo que as duas mais novas ambulâncias de suporte básico foram recebidas na sexta-feira (14), doadas pelo Ministério da Saúde, após solicitação da Administração municipal.
Outros cinco veículos que também entram em circulação nesta semana foram doados pelo governo federal no fim de 2024, mas estavam sem a documentação completa, processo que foi formalizado pela atual gestão. Quando Marcelo Lima assumiu o governo, em 1° de janeiro deste ano, a frota contava com 12 veículos em circulação, entre ambulâncias de suporte avançado, suporte básico, motolâncias e veículo de apoio.
Entre os 19 veículos da frota, 12 são ambulâncias de suporte básico, duas de suporte avançado, uma ambulância da Rede Cegonha também de suporte básico, três motolâncias, sendo uma de reserva técnica e um veículo de apoio para transporte de pacientes entre equipamentos de saúde.
O Samu de São Bernardo conta com 12 bases, sendo uma na região central da cidade e uma em cada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, o que faz com que o tempo de espera para atendimento de casos graves seja de, no máximo, nove minutos. São 317 profissionais, 250 deles na linha de frente, como motoristas e socorristas.
FOCO EM SALVAR VIDAS – “Quero parabenizar todos os trabalhadores da Saúde, por todo o trabalho que tem sido feito, porque em São Bernardo a saúde é uma prioridade” afirmou o prefeito Marcelo Lima, em evento de oficialização da chegada dos veículos. “Recebemos essas duas ambulâncias do governo federal, também temos recebido apoio do governo estadual e, aqui, não tem ideologia política nem partidária. Aqui o nosso foco é trabalhar pela população de São Bernardo”, completou o chefe do Executivo municipal.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, explicou que o governo liberou o pagamento de horas extras para que nenhuma equipe do Samu fique incompleta, como ocorria com frequência no ano passado. “Estamos com o Programa da Caravana da Saúde atendendo quem esperava por consultas e cirurgias, o Hospital de Urgência de portas abertas, somos um grande time com o compromisso de salvar vidas”, concluiu.
O diretor de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Romero Lima, explicou que os novos veículos qualificam o serviço prestado à população. “Os novos veículos modernizam a frota, minimizando as paralisações por problemas mecânicos, o que, consequentemente, se traduz em melhor atendimento à população, com menor tempo resposta, agilidade, segurança e conforto para a equipe e para os munícipes. O Samu salva vidas”, finalizou.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *