Quarta, 23 de Abril de 2025

Fiscalização sobre água turva distribuída em São Bernardo mira normalizar fornecimento da Sabesp

Prefeito Marcelo Lima acompanhou in loco, ao lado de técnicos da empresa, relato de moradores da região do Demarchi a respeito de problema tanto da coloração quanto do gosto e odor alterados
Por janete ogawa
22 de abril de 2025 - Foto: Leonardo Garcia/PMSBC

Diálogo e ação efetiva por providências. Mediante apontamentos de problema de água turva distribuída na cidade, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, acompanhou in loco na noite desta segunda-feira (21/4), Feriado de Tiradentes, relato de moradores afetados pela situação. O chefe do Executivo visitou, ao lado de técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) – empresa responsável pelo fornecimento de água – condomínio residencial na região do Demarchi, onde munícipes apontaram coloração, odor e gosto alterados na água fornecida pela companhia.

O cenário tem surgido também em outros bairros de São Bernardo, desde a última sexta-feira (18/4), e segue sendo monitorado pelo município. Ainda não há confirmação sobre as razões que ocasionaram a falha aparente no abastecimento. Funcionários da Sabesp fizeram coleta de amostra de material, que está sendo analisado em laboratório. Nos próximos dias, a companhia irá emitir um certificado de cada local classificando se a água já estará apta para consumo, potável. Outra medida cobrada à empresa é a limpeza das caixas d’água impactadas pelo problema, visando solucionar de vez o impasse.

“Atendemos um chamado dos moradores, como do Demarchi e região. Temos recebido demandas de coloração, gosto e odor estranhos na água que chega nas torneiras em algumas regiões da cidade. Estamos aqui detectando a situação junto com a equipe da Sabesp. O problema não é responsabilidade da Prefeitura, mas quando afeta quem vive em São Bernardo, a gente age, cobrando providências concretas e fiscalizando todos os passos. Exigimos uma solução imediata”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.

Gerente da Manutenção da Sabesp, Rogério Aparecido Alves esteve na visita ao local. Segundo ele, a análise da água colhida dará condições de apontar a resolução do problema, indicando medidas para a normalidade do quadro. “Estamos atuando para verificar a qualidade da água. Fizemos a coleta, já levamos ao laboratório para avaliação técnica e vamos averiguar cada caso.”

CONTATO – A Sabesp designou funcionários para atuarem para a correção no processo de tratamento e intensificação do monitoramento de cada região da cidade. Para manter a averiguação sobre o caso, foi orientado que, em caso de continuidade de alteração da água, a população entre em contato pelos canais oficiais de atendimento, como no telefone: 0800 055 0195 (ligação gratuita) ou pelo WhatsApp 3388-8000 (somente mensagem de texto). Desta forma, conforme determinação, equipe técnica será enviada ao local, possibilitando a avaliação e, se necessário, a adoção de medidas corretivas.

RESSARCIMENTO – Em outra frente, o prefeito Marcelo Lima pontuou que a Sabesp tem o dever de indenizar cada morador prejudicado por esse quadro. “Estamos fazendo a fiscalização, tomando as atitudes necessárias. Isso não pode acontecer, e a população tem que ser ressarcida. A Sabesp vai se responsabilizar a ressarcir cada cidadão de São Bernardo que está passando por essa situação.”

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *