Diálogo e ação efetiva por providências. Mediante apontamentos de problema de água turva distribuída na cidade, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, acompanhou in loco na noite desta segunda-feira (21/4), Feriado de Tiradentes, relato de moradores afetados pela situação. O chefe do Executivo visitou, ao lado de técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) – empresa responsável pelo fornecimento de água – condomínio residencial na região do Demarchi, onde munícipes apontaram coloração, odor e gosto alterados na água fornecida pela companhia.
O cenário tem surgido também em outros bairros de São Bernardo, desde a última sexta-feira (18/4), e segue sendo monitorado pelo município. Ainda não há confirmação sobre as razões que ocasionaram a falha aparente no abastecimento. Funcionários da Sabesp fizeram coleta de amostra de material, que está sendo analisado em laboratório. Nos próximos dias, a companhia irá emitir um certificado de cada local classificando se a água já estará apta para consumo, potável. Outra medida cobrada à empresa é a limpeza das caixas d’água impactadas pelo problema, visando solucionar de vez o impasse.
“Atendemos um chamado dos moradores, como do Demarchi e região. Temos recebido demandas de coloração, gosto e odor estranhos na água que chega nas torneiras em algumas regiões da cidade. Estamos aqui detectando a situação junto com a equipe da Sabesp. O problema não é responsabilidade da Prefeitura, mas quando afeta quem vive em São Bernardo, a gente age, cobrando providências concretas e fiscalizando todos os passos. Exigimos uma solução imediata”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.
Gerente da Manutenção da Sabesp, Rogério Aparecido Alves esteve na visita ao local. Segundo ele, a análise da água colhida dará condições de apontar a resolução do problema, indicando medidas para a normalidade do quadro. “Estamos atuando para verificar a qualidade da água. Fizemos a coleta, já levamos ao laboratório para avaliação técnica e vamos averiguar cada caso.”
CONTATO – A Sabesp designou funcionários para atuarem para a correção no processo de tratamento e intensificação do monitoramento de cada região da cidade. Para manter a averiguação sobre o caso, foi orientado que, em caso de continuidade de alteração da água, a população entre em contato pelos canais oficiais de atendimento, como no telefone: 0800 055 0195 (ligação gratuita) ou pelo WhatsApp 3388-8000 (somente mensagem de texto). Desta forma, conforme determinação, equipe técnica será enviada ao local, possibilitando a avaliação e, se necessário, a adoção de medidas corretivas.
RESSARCIMENTO – Em outra frente, o prefeito Marcelo Lima pontuou que a Sabesp tem o dever de indenizar cada morador prejudicado por esse quadro. “Estamos fazendo a fiscalização, tomando as atitudes necessárias. Isso não pode acontecer, e a população tem que ser ressarcida. A Sabesp vai se responsabilizar a ressarcir cada cidadão de São Bernardo que está passando por essa situação.”