Sexta, 18 de Abril de 2025

GCM de Santo André realiza Operação Ponto Seguro na região da Vila Luzita

Força-Tarefa em Diadema: Operação conjunta da GCM e Polícia Civil fiscaliza adegas irregulares e combate pancadões. Em São Caetano, GCM prende dois por furto
Por janete ogawa
9 de abril de 2025 - Foto: Divulgação PSA

A Guarda Civil Municipal de Santo André (GCM) realizou nesta quarta-feira (9) mais uma Operação Ponto Seguro na região da Vila Luzita, abrangendo as avenidas São Bernardo, Capitão Mário Toledo de Camargo, Dom Pedro I, Queirós Filho, Valentim Magalhães e Rua Adriático. A ação contou com a participação de 20 GCMs de equipes setoriais, da Romo (Rondas com Motocicletas) e da Romu (Rondas Ostensivas Municipais).

As equipes da GCM se concentram nas ruas e avenidas dos bairros e nas paradas de ônibus desde as primeiras horas da manhã, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas que utilizam e aguardam o transporte público. A Operação Ponto Seguro tem como objetivo diminuir ocorrências dos chamados furtos de ocasião, principalmente de aparelhos celulares.

Uma análise criteriosa dos boletins de ocorrência permite um mapeamento detalhado de onde as ações ocorrerão. A partir destes números, também é possível realizar operações integradas com as forças policiais, direcionadas a determinados tipos de ocorrência. A Operação Ponto Seguro atuou em 116 pontos da cidade nos dois primeiros meses deste ano.

 

 

 

 

Força-Tarefa em Diadema: Operação conjunta da GCM e Polícia Civil fiscaliza adegas irregulares e combate pancadões

 

Entre os dias 04 e 06 de abril, a cidade de Diadema foi palco de uma grande operação de fiscalização realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil. A ação teve como foco as regiões sul e leste da cidade, com objetivo de coibir a atuação de estabelecimentos comerciais que operam de forma irregular e contribuem para a realização dos chamados “pancadões”.

Durante a operação, que contou também com a participação dos fiscais da Secretaria de Habitação e Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Urbanos, agentes realizaram vistorias em diversas adegas, solicitando alvará de funcionamento e notas fiscais dos produtos comercializados, como bebidas alcoólicas, cigarros e essências para narguilé. Estabelecimentos que não apresentaram a documentação exigida tiveram suas mercadorias apreendidas.

“A cidade de Diadema está dando um basta na desordem urbana e no crime disfarçado de diversão. Adegas que atuam fora da lei são cúmplices dos pancadões que tiram o sossego das famílias e colocam em risco nossos jovens. Não vamos tolerar mais esse tipo de comércio irregular que alimenta festas ilegais e desafia a ordem pública. A fiscalização será constante e implacável. Estamos agindo com firmeza e responsabilidade, em nome da segurança da população”, destacou o Secretário de Segurança Cidadã, Paulo Pinheiro da Silva.”

A ação conjunta demonstra o compromisso da administração municipal com a segurança pública e o bem-estar dos moradores, reforçando a importância da atuação integrada entre as forças policiais.

 

 

 

 

GCM prende dois por furto em estabelecimento comercial no Centro de São Caetano

 

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano  prendeu dois indivíduos e recuperou mercadorias furtadas de um estabelecimento comercial localizado na Rua Amazonas, no Centro. A ação contou com o apoio do sistema de monitoramento por câmeras do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Por volta das 3h45 desta quarta-feira (9/4), durante patrulhamento de rotina, os agentes da GCM foram alertados pelo CGE sobre a movimentação suspeita de indivíduos nas proximidades do mercado. As imagens mostraram que um dos suspeitos havia arrombado o estabelecimento comercial, removido uma grade de proteção e subtraído diversos itens, incluindo pacotes de café e aproximadamente 20 metros de fiação elétrica.

Com as informações do monitoramento, as equipes da GCM estabeleceram um cerco tático e conseguiram abordar dois dos suspeitos na Avenida Goiás. Durante a ação, foram recuperados uma grande quantidade de café e parte da fiação elétrica furtada.

O responsável pelo estabelecimento, ao chegar para abrir o comércio, confirmou o furto e reconheceu os produtos apreendidos como propriedade da loja. As imagens do circuito interno de segurança do mercado, somadas às captadas pelo CGE, foram fundamentais para comprovar a autoria do crime e a participação dos detidos.

Os dois indivíduos presos foram conduzidos à Delegacia Sede de São Caetano, onde após convicção jurídica do Delegado de Plantão, que ratificou a prisão em flagrante.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *