Terça, 22 de Abril de 2025

“Mulheres Que Inspiram” celebra força da mulher diademense no Teatro Clara Nunes

Confira os próximos eventos do mês das mulheres em Diadema
Por janete ogawa
18 de março de 2025 - Foto: André Baldini/PMD

Na última sexta-feira (14), cerca de uma centena de mulheres da cidade se reuniram no Teatro Clara Nunes, em Diadema, para uma roda de conversa sobre o espaço da mulher no mercado de trabalho. No palco, 12 profissionais das mais variadas origens e meios de vida. Havia bailarinas e vereadoras, delegadas e acrobatas, professoras e advogadas, todas preparadas para passar ali uma mensagem de empoderamento e vitória sobre as adversidades.

“Conseguimos reunir hoje grandes vozes femininas para um bate-papo que deveria acontecer sempre,” afirmou a secretária de Cultura Beatriz Giudicio. “Pois é importante deixar claro à população que o lugar da mulher é onde ela quiser estar. São muitas as barreiras que historicamente querem nos silenciar, mas quando estamos juntas somos fortes.”

O evento foi aberto pelo trio feminino Caldeirão Tropical, formado por mulheres da Casa da Música. Em seguida, o público acompanhou por mais de duas horas uma conversa franca sobre os desafios de ser mulher nas mais diferentes profissões.

Alguns dos temas abordados envolviam saúde e autocuidado, dificuldades no mercado de trabalho e violência contra a mulher. “É preciso desconstruir a masculinidade tóxica,” explicou a delegada Renata Cruppi, da Delegacia da Mulher. “Principalmente dentro de casa, que é o lugar mais perigoso para uma mulher atualmente.”

Outro bloco ressaltou a transformação que uma mulher pode fazer quando toma as rédeas da própria vida, seja abrindo um negócio de decoração de festas, estudando em uma escola de arranjos florais ou dedicando-se a produzir vídeos de moda e beleza para a web. “A internet mudou minha vida,” revelou a influencer Maju Silva, que tem orgulho de deixar sempre claro em seus vídeos que é sim de Diadema. “Vejo muitas pessoas que escondem essa origem, mas não eu. Sou cria desta terra!”

No geral, as falas traziam muitos estímulos à participação, à sororidade e a inspirar outras mulheres. “É preciso se indignar,” concluiu a jornalista Andréa Brock, secretária de Comunicação de Diadema. “Respeitar a dor do outro e lutar juntas por nossos direitos.”

“Foi uma noite maravilhosa, onde pudemos conversar de mulher para mulher, em busca de mais oportunidades para crescer na vida,” agradeceu a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Cida Ferreira. “Que Deus abençoe todas vocês.”

O Mês das Mulheres segue com diversas atividades ao longo dos próximos dias. Confira AQUI a programação da semana.

 

 

 

 

Confira os próximos eventos do mês das mulheres em Diadema

 

É o Mês das Mulheres em Diadema e a Prefeitura tem organizado uma programação especial de atividades para valorizar, inspirar e fortalecer as mulheres da cidade, numa celebração que se estende pelos centros culturais de diferentes bairros.

Veja abaixo o que acontece pertinho de você, na semana que vem:

DIA 19/3 – Quarta-feira

14h: Apresentação da Companhia de Dança da Melhor Idade e uma palestra com a professora Eliane Guaicuru sobre saúde da mulher e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama (com participação da equipe de enfermagem da Escola Guaicuru com medição de pressão e glicemia)

No Centro Cultural Heleny Guariba (Rua Barão de Uruguaiana, 87 – Jd. Ruyce, Diadema)

DIA 20/3 – Quinta-feira

8h30: Palestra “Reencontro de Mulheres na Maturidade”, com integrantes do Projeto 60+

No Centro Cultural Vladimir Herzog (Rua Eduardo de Matos, 159 – Campanário, Diadema)

DIA 23/3 – Domingo

9h: Dança com integrantes do Projeto 60+

13h30: Em parceria com a Coordenadoria da Juventude, homenagem a Ordalina Cândido, artista da cidade, com um grafite feito por artistas locais, muita música, aula aberta de dança, roda de conversa e premiação aos homenageados

Exposições
Lembrando ainda que ao longo de todo o mês de março, continuam abertas à visitação as exposições gratuitas “Moda Brasileira, Uma Retrospectiva”, no saguão do Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300 – Centro, Diadema – até 13/4), e a exposição literária “Quadrinhos Delas”, na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira (Rua Bernardo Lobo, 263 – Vila Nogueira, Diadema – até 31/3).

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *