Na última sexta-feira (14), cerca de uma centena de mulheres da cidade se reuniram no Teatro Clara Nunes, em Diadema, para uma roda de conversa sobre o espaço da mulher no mercado de trabalho. No palco, 12 profissionais das mais variadas origens e meios de vida. Havia bailarinas e vereadoras, delegadas e acrobatas, professoras e advogadas, todas preparadas para passar ali uma mensagem de empoderamento e vitória sobre as adversidades.
“Conseguimos reunir hoje grandes vozes femininas para um bate-papo que deveria acontecer sempre,” afirmou a secretária de Cultura Beatriz Giudicio. “Pois é importante deixar claro à população que o lugar da mulher é onde ela quiser estar. São muitas as barreiras que historicamente querem nos silenciar, mas quando estamos juntas somos fortes.”
O evento foi aberto pelo trio feminino Caldeirão Tropical, formado por mulheres da Casa da Música. Em seguida, o público acompanhou por mais de duas horas uma conversa franca sobre os desafios de ser mulher nas mais diferentes profissões.
Alguns dos temas abordados envolviam saúde e autocuidado, dificuldades no mercado de trabalho e violência contra a mulher. “É preciso desconstruir a masculinidade tóxica,” explicou a delegada Renata Cruppi, da Delegacia da Mulher. “Principalmente dentro de casa, que é o lugar mais perigoso para uma mulher atualmente.”
Outro bloco ressaltou a transformação que uma mulher pode fazer quando toma as rédeas da própria vida, seja abrindo um negócio de decoração de festas, estudando em uma escola de arranjos florais ou dedicando-se a produzir vídeos de moda e beleza para a web. “A internet mudou minha vida,” revelou a influencer Maju Silva, que tem orgulho de deixar sempre claro em seus vídeos que é sim de Diadema. “Vejo muitas pessoas que escondem essa origem, mas não eu. Sou cria desta terra!”
No geral, as falas traziam muitos estímulos à participação, à sororidade e a inspirar outras mulheres. “É preciso se indignar,” concluiu a jornalista Andréa Brock, secretária de Comunicação de Diadema. “Respeitar a dor do outro e lutar juntas por nossos direitos.”
“Foi uma noite maravilhosa, onde pudemos conversar de mulher para mulher, em busca de mais oportunidades para crescer na vida,” agradeceu a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Cida Ferreira. “Que Deus abençoe todas vocês.”
O Mês das Mulheres segue com diversas atividades ao longo dos próximos dias. Confira AQUI a programação da semana.
Confira os próximos eventos do mês das mulheres em Diadema
É o Mês das Mulheres em Diadema e a Prefeitura tem organizado uma programação especial de atividades para valorizar, inspirar e fortalecer as mulheres da cidade, numa celebração que se estende pelos centros culturais de diferentes bairros.
Veja abaixo o que acontece pertinho de você, na semana que vem:
DIA 19/3 – Quarta-feira
14h: Apresentação da Companhia de Dança da Melhor Idade e uma palestra com a professora Eliane Guaicuru sobre saúde da mulher e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama (com participação da equipe de enfermagem da Escola Guaicuru com medição de pressão e glicemia)
No Centro Cultural Heleny Guariba (Rua Barão de Uruguaiana, 87 – Jd. Ruyce, Diadema)
DIA 20/3 – Quinta-feira
8h30: Palestra “Reencontro de Mulheres na Maturidade”, com integrantes do Projeto 60+
No Centro Cultural Vladimir Herzog (Rua Eduardo de Matos, 159 – Campanário, Diadema)
DIA 23/3 – Domingo
9h: Dança com integrantes do Projeto 60+
13h30: Em parceria com a Coordenadoria da Juventude, homenagem a Ordalina Cândido, artista da cidade, com um grafite feito por artistas locais, muita música, aula aberta de dança, roda de conversa e premiação aos homenageados
Exposições
Lembrando ainda que ao longo de todo o mês de março, continuam abertas à visitação as exposições gratuitas “Moda Brasileira, Uma Retrospectiva”, no saguão do Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300 – Centro, Diadema – até 13/4), e a exposição literária “Quadrinhos Delas”, na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira (Rua Bernardo Lobo, 263 – Vila Nogueira, Diadema – até 31/3).