Quarta, 02 de Abril de 2025

Na estreia, Entoadinha Nordestina de São Caetano conquista público de todas as idades

Parque Cidade das Crianças recebeu 12 mil pessoas
Por janete ogawa
1 de abril de 2025 - Foto:

A 1ª Entoadinha Nordestina de São Caetano, em versão especial para o público infantil, encantou crianças de todas as idades no último final de semana. O evento aconteceu no sábado e domingo (29 e 30 de março), no parque Cidade das Crianças. Participaram aproximadamente 12 mil pessoas, que contribuíram com cerca de 800 kg de alimentos não perecíveis, destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Idealizada e realizada pela Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a edição de estreia da Entoadinha Nordestina contou com 34 atividades artísticas na programação, entre apresentações musicais, de dança, contação de histórias, oficinas, intervenções de solo, entre outras atrações.

Trata-se do primeiro evento cultural municipal realizado no parque Cidade das Crianças após obras de revitalização. A reinauguração do parque e disponibilização ao público aconteceu em 12 de dezembro de 2024.

Segundo o prefeito Tite Campanella, “É uma alegria muito grande realizar um evento que valoriza a cultura nordestina. Esta edição, direcionada ao público infantil, é um marco para a cidade porque mostra às crianças a importância da cultura e da identidade nordestina na cidade. O evento foi um sucesso.”

Programação diversificada
Foram 14 horas de programação artística diversificada, no sábado e no domingo. Para Camila Zanon, Secretária de Cultura de São Caetano do Sul, a Entoadinha Nordestina não teria acontecido sem o esforço conjunto de toda a equipe envolvida com a organização da festa:

“Estamos presenciando um grande sucesso de público, com o envolvimento e a participação de famílias inteiras nas atividades da nossa grade cultural. Só tenho a agradecer pelo empenho de todos nesse fim de semana de muita arte e lazer para as famílias, enaltecendo as tradições e os valores da Região Nordeste.”

De acordo com Welission Guedes (Wel), do Baque CT, que apresentou o show infantil Brincando no Nordeste: “É importante que a Prefeitura promova atividades como esta para as crianças. O mais bacana é que a gente vê na programação a autêntica cultura brasileira, as manifestações populares, tudo com muita interação. E quando são promovidos espetáculos em que o público participa, brinca e se diverte junto, é muito melhor, tanto para quem curte como para nós, artistas.”

Expressão artística
Proporcionando oportunidades de expressão artística para crianças de diferentes faixas etárias, as oficinas artísticas foram um sucesso à parte. De acordo com Edelaine Ortega, instrutora da oficina “Nosso Cordel Encantado”:

“Nossa oficina representa um pouco do Nordeste por meio da literatura de cordel, uma arte que é parte da história da população desta região do país. Aqui, as crianças têm a oportunidade de entrar em contato com essa cultura, de conhecer um pouco a origem, de saber como são confeccionados e comercializados os cordeis”.

Gastronomia
O evento contou ainda com uma rica gastronomia temática: “O que a Entoadinha nos proporciona de mais importante é poder apresentar a nossa cultura às pessoas. Para mim, que sou nordestina, é ótimo trazer para São Paulo o que de melhor nosso povo tem a oferecer. Temos aqui pipoca, manteiga da terra, mel de abelha, entre outros produtos da culinária local”, afirma Heloísa Sobral, de 20 anos, do quiosque Estrela Potiguar.

“Tem comida boa e muita diversão. Assistimos a apresentações de balé muito bonitas, entre outras atrações. É um dia bem gostoso que estamos passando aqui”, conta Aline Parreira, 36 anos, moradora do bairro Cerâmica, em São Caetano. “Sim, estou me divertindo bastante também, achando tudo muito legal”, completa o filho Davi Parreira, de 8 anos.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *