As obras de combate às enchentes de São Caetano chegam nesta semana no entroncamento da Avenida Nelson Braido com a Avenida Guido Aliberti, e vão alterar o fluxo viário da região. As intervenções nessas avenidas começam nesta terça-feira (1/4) e fazem parte do Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e de Saneamento Básico de São Caetano), responsável pelo ReFundação.
A operação envolve a ligação da drenagem da Avenida Guido Aliberti conduzindo a água para o Ribeirão dos Meninos, que corta a via. O serviço ocorre em duas etapas: primeiro, durante cinco dias úteis, no sentido Santo André, e, em seguida, por mais cinco dias úteis, no sentido São Paulo.
Embora a via não esteja bloqueada, uma faixa será interditada em cada fase, podendo gerar lentidão. Motoristas que circulam pelo local devem buscar rotas alternativas e programar seus deslocamentos para evitar congestionamentos. É fundamental também ficar atento à sinalização e aos desvios indicados durante os trabalhos.
O cronograma considera os dias secos, ou seja, as datas previstas para conclusão não incluem possíveis chuvas ou outros imprevistos. Caso necessário, o prazo poderá ser ajustado.
A obra integra o Prodesa, responsável pelo ReFundação, o maior conjunto de obras de combate às enchentes da história do município. E conta com recursos da CAF (Banco internacional de desenvolvimento de países da América Latina e Caribe) – um total de R$ 173,4 milhões investidos em melhorias no sistema de captação e escoamento correto e mais eficaz da água da chuva.
O programa contempla a construção de um piscinão na Rua Ceará, no Bairro Fundação, com capacidade para armazenar 18,8 mil metros cúbicos de água, a ampliação de mais de 21 quilômetros de novas tubulações e a elevação do muro de proteção ao longo de mais de 4 quilômetros na Avenida dos Estados. Além da revitalização do Terminal Rodoviário Nicolau Delic, localizado no Centro da cidade.