Operação em Defesa do Meio Ambiente autua indivíduo e apreende tarrafas de pesca em São Bernardo
Agentes da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e da Guarda Ambiental ainda encontraram na mata seis pontos de caça; ações serão contínuas nos próximos 60 dias
Por janete ogawa
30 de março de 2025 - Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Ampliando as ações de segurança integrada em São Bernardo, desde a tarde da última sexta-feira (28/3), agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e da Guarda Civil Municipal Ambiental fazem operação conjunta em defesa do Meio Ambiente.
A primeira ação aconteceu na mata no entorno da Represa Billings, que no último dia 27 de março completou 100 anos. O objetivo da atividade é coibir a pesca ilegal, o tráfico de animais silvestres e a extração ilegal de palmito. “Nesta primeira ação em conjunto, nossa equipe que adentrou a mata encontrou seis pontos de caça, que foram desmobilizados, já nossa equipe de barco apreendeu três tarrafas, um estingue e duas facas. Também autuamos um indivíduo por entrar com tarrafa em área Parque Estadual”, declarou o Supervisor Martins da Guarda Ambiental.
A Operação Conjunta em Defesa do Meio Ambiente ficará vigente pelos próximos 60 dias. “Toda a semana, em dia alternados, vamos repetir a ação em pontos diferentes no entorno da Billings, do Parque Estadual Caminho do Mar e também no pós balsa, garantindo a proteção do manancial e coibindo práticas ilegais”, corroborou Amador, Supervisor da Inspetoria de Operações e Patrulhamento Especializado da GCM, a IOPE.
OCORRÊNCIAS – Em 2024, a Guarda Ambiental registrou 21 ocorrências de desmatamento, 7 de extração irregular de palmito, com um indivíduo preso e mais 9 ocorrências com caçadores de animais silvestres. Em 2025, desde janeiro, foram registradas 3 ocorrências de desmatamento, 1 de extração de palmito, além de 3 ocorrências para averiguação de caçadores de animais silvestres.
AÇÕES EM DIVERSAS FRENTES – Desde o início do ano, a GCM trabalha em conjunto com as Polícia Militar e Civil em operações que visam coibir furto e roubo em diferentes regiões de São Bernardo, bem como a proteção dos próprios municipais e o combate à perturbação do sossego. Desde a segunda quinzena já foram 7 operações em conjunto, sendo 5 com a Polícia Militar, 1 com a Polícia Civil e 1 com a PM e Civil.
“O policiamento ostensivo comunitário proporcionado pela Guarda Civil em apoio e integrado às outras forças de segurança Estaduais tem demonstrado eficiência na proteção de todos. A população pode esperar mais ações como essa em nossa cidade,” finalizou o Major Topalian, Secretário municipal de Segurança.