Com a chegada do final de ano, período em que muitas pessoas viajam e doações de sangue costumam diminuir, o Posto de Coleta de Sangue de Mauá intensifica sua campanha para atrair novos doadores. A Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), responsável pela unidade, alerta que os estoques de todos os tipos de sangue estão em níveis preocupantes.
Desde sua inauguração em março de 2023, o posto de Mauá tem desempenhado um papel essencial no abastecimento de sangue para nove hospitais da região, incluindo o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. Até o momento, já foram coletadas 19.716 bolsas de sangue, que potencialmente ajudaram a salvar mais de 78 mil vidas, considerando que cada bolsa pode atender até quatro pacientes.
Horário estendido para atender a demanda
Desde setembro, o posto ampliou seu horário de funcionamento, operando de segunda a sábado, das 7h30 às 13h. O objetivo é aumentar o número de doadores diários e evitar o cancelamento de cirurgias eletivas por falta de sangue.
Requisitos para doar sangue
Os candidatos devem atender a critérios básicos:
• Idade entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 60);
• Peso superior a 50 kg;
• Boas condições de saúde;
• Evitar refeições gordurosas nas três horas que antecedem a doação.
Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável e apresentar autorização com firma reconhecida.
Agendamento e localização
As doações podem ser feitas com agendamento pelo aplicativo COLSAN, disponível para download nas lojas Google Play e Apple Store. Quem preferir, pode comparecer sem marcar horário.
O Posto de Coleta de Sangue de Mauá está localizado na Rua Luís Lacava, 229, Vila Bocaina. É necessário apresentar documento oficial com foto e CPF.
Para mais informações, acesse https://colsan.org.br/site/doador/requisitos-para-doacao/.
Nova Campanha de Doação de Sangue une Fundo Social de Diadema e estudantes da Unifesp
Mais uma vez, com o lema “Solidariedade Está no Sangue”, estudantes da Unifesp e Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema se juntam em prol da vida e realizam um novo mutirão da Campanha Municipal de Doação de Sangue, no próximo dia 25, segunda-feira. Além da comunidade universitária, a ação humanitária será aberta ao público em geral.
A presidenta do FSS de Diadema, Inês Maria, ressalta a importância da Campanha. “Doar sangue é um gesto de amor que salva muitas vidas, por isso deve ser feito periodicamente”. Ela também explicou que a data, 25 de novembro, não foi escolhida por acaso. “Fazer uma doação na segunda-feira, que é o Dia Nacional do Doador de Sangue, é uma oportunidade muito especial de chamar a atenção para que mais pessoas ajudem a melhorar o estoque dos Bancos de Sangue da região”, disse Inês Maria.
A Campanha Municipal de Doação de Sangue, organizada pelo FSS e estudantes da Unifesp, vai acontecer em parceria com três Bancos de Sangue da região. A pessoa que vai doar é que escolhe o melhor local, que geralmente é o mais próximo da sua residência. Não importa o banco de sangue escolhido, o mais significativo e essencial é o gesto solidário de doar, pois cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Para participar do mutirão da Campanha, basta entrar em contato pelo o whatsapp do FSS de Diadema (11 4092-5340) e fazer agendamento da doação, conseguir mais informações e outros dados.
Em Diadema, o Banco de Sangue (8h às 13h) fica no Hospital Estadual do Serraria, rua José Bonifácio, 1641 – bairro do Serraria. Outra opção é ser atendido na COLSAN – Hemocentro Regional de São Bernardo do Campo (7h30 às 14h30), localizada na rua Pedro Jacobucci, 440 – Vila Euclides. O terceiro ponto de doação fica em Santo André (6h30 às 12h), na avenida Dom Pedro II, 877 – Bairro Jardim, próximo ao Parque Celso Daniel.
No mutirão anterior que ocorreu em abril passado, a Campanha “Solidariedade Está no Sangue” resultou na coleta de 38 bolsas de sangue. Esse número de doações foi suficiente para salvar até 304 vidas. Saiba mais: https://portal.diadema.sp.gov.br/fundo-social-e-alunos-da-unifesp-diadema-coletam-sangue-para-salvar-ate-304-vidas/
Quem pode doar sangue e quem não pode
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Já menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal de algum dos responsáveis.
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade ou que tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, vírus HIV ou doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Doenças de chagas, o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária também são impedimentos definitivos para doar sangue. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
SERVIÇO
Campanha Municipal de Doação de Sangue – “Solidariedade Está no Sangue”
Data: 25 de novembro (segunda)
Agendamento e informações: c/ Fundo Social de Diadema 114092-5340 (whatsapp)