A Prefeitura de Ribeirão Pires informa que o 4º Festival Oriental, previsto para ocorrer neste fim de semana no Paço Municipal da Estância, foi adiado devido à previsão de chuvas intensas. A decisão visa garantir a segurança do público, expositores e artistas participantes.
Uma nova data para o evento será definida e anunciada em breve. A administração municipal reforça seu compromisso em proporcionar uma experiência segura e agradável para todos os visitantes e agradece a compreensão de todos.
Plante um poema: Educação de Ribeirão Pires celebra Cecília Meireles como homenageada da FLIRP 2025
O que você deseja para Ribeirão Pires? Essa foi a pergunta direcionada às famílias e equipes de ensino da cidade em ação preparada pela Secretaria de Educação em alusão a vida e obra de Cecília Meireles, que será a homenageada da Feira Literária de Ribeirão Pires (FLIRP) deste ano.
As 33 escolas da rede municipal de ensino receberam uma sacola contendo um vasinho, terra, um tecido em branco e o poema “Leilão de Jardim”, em papel semente. Cada unidade decorou a sacola à sua maneira e fez o plantio do poema no vaso. Em alguns dias, os poemas “plantados” brotarão em belas flores no jardim da secretaria, assim como nas escolas.
As famílias também foram convidadas a realizar a atividade com os filhos, deixando em forma de desenho os seus desejos e sonhos para a cidade. Os materiais produzidos e devolvidos à Secretaria de Educação farão parte de um mosaico que fará parte dos elementos da Mostra, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro.
“O trabalho da Educação tem que ser uma via de mão dupla com as famílias, que confiam a nós seus filhos, enquanto levamos conhecimento e formamos cidadãos pensantes como contrapartida. Então é fundamental trabalhar os temas da cidade de forma conjunta, pois assim o elo de aprendizado fica mais forte”, ressaltou o secretário de Educação, Raphael Volpi.
A Feira Literária de Ribeirão Pires já é sucesso na cidade desde 2022, quando foi realizada a primeira edição. Todo ano, há um homenageado especial para a festa, abordando a importância de seu trabalho artístico para a literatura nacional. Com a presença de editoras e artistas locais, a FLIRP atrai público de toda a região e trabalha, durante o ano letivo da rede municipal, a vida e obra dos homenageados.