Marcelo Marcondes, Secretário Municipal do Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Rio Grande da Serra, esteve presente no I Encontro Cidades Verdes Resilientes, em Brasília. O evento faz parte das ações previstas pelo Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), do Governo Federal, que tem como objetivo principal aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos das mudanças climáticas.
Rio Grande da Serra vem estruturando suas ações na busca por soluções em ser uma cidade sustentável, utilizando das experiências existentes, a agenda vem sendo construída, Marcondes destaca que “levamos a agenda local, para discussão em âmbito nacional, dessa forma, tivemos uma agenda propositiva com o Ministro das Cidades – Jader Filho, bem como com o Ministério do Meio Ambiente, através do Secretário Nacional de Qualidade Ambiental – Adalberto Maluf”, de forma, que o Governo Federal possa compreender os desafios local, além do enfrentamento de novos eventos climáticos.
Marcondes, por fim, ressalta que “precisamos agir sistematicamente, hoje temos posicionado o município nas principais agendas, de forma, que possamos garantir o espaço de construção de novas políticas públicas, garantindo oportunamente o recebimento de recursos e novas agendas”.
Sobre o Programa, que foi instituído pelo Decreto nº 12.041, de 5 de junho de 2024, o Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) é gerido pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o apoio do Ministério das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O programa busca fomentar parcerias e otimizar recursos, principalmente da administração pública, para alinhar o desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação às mudanças climáticas, sempre com foco na justiça socioambiental.