Quinta, 03 de Abril de 2025

Rio Grande da Serra terá nova padronização visual nos ônibus da empresa Talismã

Nova pintura traz elementos históricos e que remetem a características da cidade do ABC Paulista. Troca será gradativa
Por janete ogawa
2 de abril de 2025 - Fonte: Diário do Transporte

Os transportes municipais de Rio Grande da Serra  vão adotar um novo padrão visual pela empresa operadora Viação Talismã.
A informação é trazida pelo Diário do Transporte em primeira mão, entre a imprensa profissional, nesta terça-feira (1º).
Os moradores devem estar atentos às alterações, já que a pintura é bem diferente da usada atualmente. Os ônibus, que hoje são nas cores verde e creme, passarão a ser prata e vermelho. Tarifas e itinerários não mudam. O primeiro veículo já está pronto na garagem e deve ser apresentado pela prefeitura e pela empresa Talismã nos próximos dias.
Os ônibus vão estampar na lataria imagens que remetem à história e às características da cidade:
Natureza: Uma árvore no tom roxo em alusão a duas espécies arbóreas da região que fica no alto da Serra do Mar: Manacá da Serra e Ipê Roxo. A imagem que lembra o nascer e o por do sol, sempre marcantes na cidade pela localização antes da descida ao Litoral e as ilustrações dos pássaros, pela diversidade de espécies de aves, também mostram a ligação do município até hoje com a natureza. A base azul de um dos desenhos é em alusão às fontes de águas na região.
Capela São Sebastião: A pintura também traz na arte a imagem da Capela de São Sebastião, localizada no atual centro da cidade, que foi erguida em 1611 por tropeiros que traziam sal de Santos para o Planalto, recebendo o nome de Capela de Santa Cruz. Em 1745, teve anexada a torre com símbolos portugueses, como a Cruz de Cristo dos Templários, o Globo, a Flor de Lírio na abóbada e o Galo. O local, considerado o marco zero da cidade, guarda a imagem de São Sebastião, Santo Padroeiro de Rio Grande da Serra, esculpido em madeira por um peregrino desconhecido em 1906, acontecimento que deu ao local o atual nome: Capela de São Sebastião.
Bonde da Pedreira (Bondinho): A nova pintura dos ônibus lembra de um Bonde à gasolina que a cidade teve entre os anos de 1930 e 1970, que ligava a vila que ficava ao lado da pedreira à Estação de trens. Com a desativação da pedreira, o bonde parou de circular. Na década de 1930, foi disponibilizado um bonde com motor à gasolina aos moradores da vila que se expandiu em torno da pedreira, para realizar o transporte entre a Vila e a Estação Ferroviária. Com a desativação da exploração da Pedreira, nos anos 1970, o antigo bonde perdeu sua utilidade original e, por muitos anos, permaneceu sob custódia de moradores da região. Atualmente, o bonde encontra-se exposto no Hall da Câmara Municipal da Cidade, completamente restaurado e conservado para apreciação dos moradores e visitantes.
Os veículos têm os mesmos tons usados pelo grupo empresarial da Talismã na cidade de Araras, no interior de São Paulo, onde opera pela empresa Expresso Auto Bus.
A frota será pintada de maneira gradativa e ainda vai receber o slogan: Rio Grande da Serra, Cidade que Cuida e Preserva.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *