A Defensoria Pública do Estado de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (24/3) uma nova sala de atendimento no Quartel do Comando da Polícia Militar. Fruto da articulação da deputada estadual, Carla Morando, junto das entidades e do governador Tarcísio de Freitas, , o novo espaço, com atendimento exclusivo dos agentes da PM em serviço, reforça o compromisso com a ampliação do acesso à Justiça e a garantia dos direitos fundamentais.
A parlamentar trabalha ativamente na Assembleia Legislativa em pautas voltadas ao fortalecimento da segurança pública e ao apoio aos profissionais da área, sendo responsável pela emenda ao orçamento do Estado, que destina R$ 5 milhões para os trabalhos da Defensoria Pública de SP. Além disso, por duas ocasiões, protocolou indicações ao governo para criação do núcleo da Defensoria Pública Militar no Estado de São Paulo.
Para a deputada estadual, a iniciativa representa um significativo avanço no suporte aos agentes de segurança e uma importante parceria para a valorização dos policiais e a promoção da cidadania.
“Tenho um respeito muito grande por todos os profissionais da Segurança Pública. Fui testemunha de muitos relatos do, de que quando se envolviam em alguma ocorrência e precisavam de defesa, no mesmo momento eles precisavam vender seus bens para arcar com os custos e além do prejuízo financeiro, perdiam suas famílias. Mais do que isso, é o estreitamento dos laços de confiança entre a corporação da PM e a Defensoria Pública”, declarou Carla Morando.
A defensora pública-geral do Estado, Dra Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho também ressaltou a relevância da iniciativa. “A inauguração desta sala reforça que o atendimento ao Policial Militar seja feito preferencialmente e primordialmente pela Defensoria Pública”.
Em seu discurso, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de SP, Coronel PM Cássio Araújo de Freitas reafirmou que esta é mais uma etapa de amadurecimento e fortalecimento no relacionamento entre a Polícia Militar e a Defensoria Pública. “Esta é a materialização de um processo que abre caminhos para que o PM seja bem atendido. Uma estrutura que garante uma boa atuação nas ocorrências. Que reforça o compromisso com todos aqueles que se dedicam e se arriscam todos os dias para que a justiça seja feita”, finalizou.