A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no dia 7 de abril, mas os andreenses serão protegidos antes. A partir de segunda-feira (31), o imunizante estará disponível em 34 unidades básicas de saúde para o público prioritário. A antecipação da campanha segue a linha de trabalho de prevenção que o município tem focado nos últimos anos, inclusive sendo uma grande referência de imunização durante a pandemia de Covid-19.
“Santo André é uma referência quando o assunto é vacinação. Foi assim durante a pandemia com o imunizante contra a Covid que foram disponibilizados em tempo recorde, assim que foram recebidos. E mantemos essa agilidade, tanto que estamos antecipando a campanha contra a gripe. Uma iniciativa muito importante que visa proteger nossos moradores e preparar a população para a época mais fria do ano, quando o vírus tem maior circulação”, destacou o secretário de Saúde, Pedro Seno.
Neste momento, de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, podem se vacinar os públicos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, além de puérperas, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades. Em Santo André o público-alvo é composto por cerca de 250 mil pessoas.
“A antecipação da campanha de Influenza de 2025, é muito importante para garantir a imunização da população prioritária ou quanto antes, garantindo o acesso ao imunizante em todas as 34 unidades básicas de saúde da nossa cidade. É Santo André trabalhando com foco na prevenção e promoção à saúde da população”, comentou o diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão.
A vacina contra a gripe é segura e eficaz, e protege contra as cepas do vírus que circulam no país. O imunizante de 2025 conterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.