A Prefeitura de Santo André realiza por toda a cidade a distribuição de materiais educativos de mobilidade com várias pautas abrangentes para os usuários do sistema público de transporte, com foco nas crianças, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. A distribuição acontece nos terminais de ônibus, no Poupatempo da Saúde, na rede de ensino municipal e no Centro de Educação para a Mobilidade, na Sabina.
A arquiteta Ivana Di Girolamo, da Unidade de Gerenciamento do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, da Secretaria de Mobilidade, destaca a importância sobre ações como esta para a sociedade. “Ao elaborar materiais educativos, pensamos em alcançar todas as pessoas que utilizam o sistema de transporte da nossa cidade”, destacou.
“Com a entrega desses materiais, esperamos contribuir para formar cidadãos conscientes e comprometidos com os conceitos de preservação da vida e com o respeito mútuo, sobretudo àqueles mais vulneráveis e que precisam de atenção e cuidados especiais. Criando essa cultura do respeito poderemos cada vez ter uma sociedade melhor”, finalizou.
Uma parte da distribuição destes materiais foi realizada nos terminais de ônibus da cidade, além do Poupatempo da Saúde e também no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima. Nestes locais os agentes distribuíram a ‘Cartilha da Mobilidade’, que conta com abordagens sobre cidade inclusiva, sustentável, com uso de meios de transportes considerados verdes, o respeito aos passageiros prioritários, além de telefones úteis e canais de informações e reclamações dos serviços ofertados.
Nos ônibus municipais, 500 cartazes foram afixados com temáticas que estão relacionadas ao assédio sexual, importunação e violência de gênero nas linhas de ônibus. Além desses cartazes, 1,4 mil panfletos foram distribuídos com a mesma temática.
Para os alunos da rede municipal de ensino, 40 mil exemplares do almanaque infantil ‘Turminha da Mobilidade’ foram distribuídos no Centro de Educação para a Mobilidade, localizado no complexo da Sabina. Esse material inclui uma versão em braile, que foi direcionada ao Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) do município.
O munícipe que quiser conhecer um pouco mais dos materiais produzidos pode acessar o link https://portais.santoandre.sp.gov.br/observatoriomob/educacao/.