Os moradores da região dos bairros Jardim Alvorada, em Santo André, e Baeta Neves, em São Bernardo, receberam neste sábado (5) uma boa notícia: a parceria entre as prefeituras de ambas as cidades para as revitalizações das praças São Sebastião, no lado andreense, e Herbert de Souza (Betinho), na parte são-bernardense.
A assinatura das ordens de serviço foi realizada em evento que contou com as presenças dos prefeitos Gilvan Junior, de Santo André, e Marcelo Lima, de São Bernardo, além das vice-prefeitas Silvana Medeiros e Jéssica Cormick, secretários e outras autoridades.
Separadas por apenas 700 metros de distância, as praças passarão por revitalização conjunta, simbolizando a aproximação entre o A e o B da região do ABC. “As equipes das secretarias das duas cidades, juntas, elaboraram os projetos com a mesma qualidade de praça tanto para São Bernardo quanto para Santo André, para entregar à população. Não que possamos ajudar, nós vamos ajudar e vice-versa, em benefício dos moradores”, destacou o prefeito Gilvan.
“Áreas de divisão às vezes passam por dificuldades, ficam para depois, mas hoje essa grande parceria entre as cidades mostra que o ABC não tem divisão, o ABC tem união. Este é o início de muitas obras de divisão que estamos fazendo em conjunto para seguir a transformação Santo André, São Bernardo e toda a região”, continuou o chefe do Paço andreense.
A revitalização da Praça São Sebastião contará com reformulação de canteiros de vegetação, manejo arbóreo, iluminação em LED, implantação de campo com gramado sintético, manutenção da quadra poliesportiva, implantações de espaço pet, academia do idoso e uma pista do tipo pump track para a prática de bicicross. O valor estimado de investimento é de R$ 2,2 milhões.
Já as intervenções na Praça Herbert de Souza, na ordem dos R$ 620 mil, promoverão a modernização das quadras, do playground, do espaço pet e da academia ao ar livre, e incluirão ainda implantação de pista de caminhada e quadra de beach tênis, iluminação em LED, e ainda contará com auxílio de Santo André para a modernização. Isso porque serão doados móveis desenvolvidos pela Fabrinque, bem como mudas oriundas do Viveiro Municipal.
“Hoje, mais do que uma praça, uma quadra, uma pista, estamos simbolizando a união. Na divisão, ninguém ganha. O que nos divide é apenas uma rua, um córrego, uma calçada. Os moradores de Santo André vêm para São Bernardo e os de São Bernardo vão para Santo André. Vamos fazer essa obra com muito, em conjunto, com a responsabilidade dobrada e equipes discutem amor aondo e o mais importante: liderança moradores das duas cidades”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
Projeto – As obras na Praça São Sebastião fazem parte dos planos de, posteriormente, realizar a integração da área verde com a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Luiz Sacilotto – a qual também vem passando por obras de modernização – para a criação da sétima Escola Parque de Santo André, um espaço dedicado à educação, esporte e lazer dos munícipes.
“Estes são espaços de confraternização, criam poder de encontro às comunidades de Santo André e São Bernardo. Há população muito grande na região e estamos proporcionando opções de lazer, com praças muito completas. Assim realizamos os sonhos de todos os moradores com a interligação de toda a comunidade”, declarou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira. “As cidades se interligam e têm que ser coirmãs mesmo, não tem outra forma de se administrar e fazer com que o projeto dê certo”, emendou.