A Prefeitura de Santo André realizou nesta sexta-feira (21) a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), na sede do Centro de Operações Integradas (COI), com a presença do prefeito Gilvan Junior e representantes das forças policiais. Na ocasião foram analisados índices criminais e pontuadas ações que serão realizadas de maneira conjunta na cidade.
“Reunimos no COI todas as forças policiais, com a PM, Polícia Civil, Científica, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal (GCM) para definir ações para ampliarmos o combate ao crime. Analisamos os dados apresentados de furto e roubo, tráfico de drogas e questões pontuais que precisam de atenção especial. Vamos dar maior visibilidade para as polícias e a nossa GCM, proporcionando que a população tenha cada vez mais sensação de segurança”, destacou Gilvan.
Durante a reunião, os dados da Secretaria de Segurança Cidadã e atuação da GCM no ano passado foram apresentados. Foram 15.138 atendimentos realizados pela corporação, 15.914 porções de entorpecentes apreendidos, 1.746 operações Proteção Escolar, 785 Operações Ponto Seguro, 483 Operações Parque Seguro, 144 pessoas presas em flagrante, além de 278 atendimentos de violência doméstica.
Após a análise do mapa da criminalidade, três questões também foram levantadas durante o encontro: o combate ao tráfico de drogas, a concentração de usuários de entorpecentes em situação de rua, além da necessidade de ampliação dos efetivos policiais nas primeiras horas da manhã nos pontos de ônibus, coibindo os chamados furtos de ocasião. O GGI-M se reunirá a cada três meses para verificar os avanços e definir novas estratégias.
CGE de São Caetano auxilia na captura de suspeito de furto de rodas de veículos
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano foi fundamental na captura de um indivíduo que furtava rodas de veículos na cidade. As câmeras de monitoramento identificaram, nesta quarta-feira (19/3), o suspeito dos crimes e o sistema alertou a Polícia Militar, que deteve o homem.
Por volta das 19h05, a PM foi acionada pelo CGE, que monitorava um veículo Renault Kwid de cor laranja, suspeito de estar envolvido no furto de rodas de um veículo BYD, ocorrido na terça-feira (18/3). Com as informações repassadas pelo CGE, a equipe da PM localizou o veículo na Avenida Goiás, e realizou a abordagem.
Durante a revista, foram encontradas no veículo três chaves de roda e uma bolsa com diversas ferramentas, incluindo chaves de fenda, alicates e outras ferramentas utilizadas para o furto de rodas. O condutor confessou o crime e admitiu ter participado do furto das rodas do veículo BYD, juntamente com um primo. Ele também afirmou que as rodas já haviam sido vendidas.
O suspeito foi conduzido à Delegacia Sede de São Caetano, ficando à disposição da Justiça. O veículo e as ferramentas apreendidas foram encaminhados para perícia, a fim de subsidiar as investigações.
FURTO NA AVENIDA TIJUCUSSU
Na semana passada, outro caso de furto de rodas foi registrado na Avenida Tijucussu, no Bairro Olímpico. As imagens dos suspeitos foram captadas pelas câmeras do CGE e repassadas para a Polícia Militar e a Polícia Civil, que estão realizando as averiguações necessárias para identificar e capturar os envolvidos.
O CGE tem sido um aliado fundamental no combate à criminalidade em São Caetano do Sul. Por meio de seu sistema de monitoramento, as equipes de segurança conseguem identificar veículos e suspeitos envolvidos em crimes, agilizando a resposta das forças policiais e garantindo a segurança da população.
Polícia Municipal de Ribeirão recupera motocicleta
A Polícia Municipal de Ribeirão Pires recuperou uma motocicleta nesta quarta-feira (20) no bairro da Vila Marquesa. O veículo estava no bairro e, após consulta do emplacamento, foi constatado que era produto de roubo no município de São Bernardo do Campo.
A equipe da Polícia Municipal foi responsável pela ocorrência e a motocicleta foi conduzida à Delegacia e posteriormente restituída à vítima. “Essa ação demonstra o compromisso da Polícia Municipal da cidade em combater o crime e proteger a comunidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil, Sandro Torres.