Terça, 22 de Abril de 2025

Santo André volta a receber ônibus 0 km com ar-condicionado: 26 unidades pela Viação Guaianazes

Fabricantes confirmaram ao Diário do Transporte início da produção. Serão 13 ônibus de porte convencional e 13 midis para regiões mais periféricas e de difícil acesso. Prefeitura também confirma renovação e fala em ajustes de linhas
Por janete ogawa
17 de março de 2025 - Fonte: Diário do Transporte

Após um período de mais de dois anos recebendo ônibus novos sem ar-condicionado, a cidade de Santo André vai voltar a contar para o transporte coletivo com veículos refrigerados. Neste lote inicial, serão 26 unidades compradas pela Viação Guaianazes, líder do Consórcio União Santo André, que opera linhas como T-15, B-21, T-23, T-25,T-27, T-29, B-11, I-07, entre outras.
Não se tratam daqueles equipamentos de circulação de ar natural apenas, como estavam vindo nos mais recentes ônibus novos. É ar-condicionado de verdade.
Pelo menos é o que garantem a fabricantes dos veículos, que confirmaram a informação ao Diário do Transporte na última sexta-feira, 14 de março de 2025: a Volkswagen, responsável pelos chassis/motores e a Mascarello, que produz as carrocerias.
O Diário do Transporte mostrou o sufoco dos passageiros e motoristas nos dias mais quentes, inclusive nos modelos mais novos.
Relembre:

VÍDEO e ENTREVISTA: Passageiros relatam extremo calor dentro dos ônibus do ABC. Santo André recebe veículos 0 km, mas sem ar-condicionado que vão ficar rodando por 10 anos


Destas 26 unidades, 13 serão do tamanho convencional e 13 serão do tipo midi, para atendimento em periferias e áreas de mais difícil acesso.
“A Mascarello e a Volkswagen vão fornecer 26 ônibus para a Viação Guaianazes. São 13 unidades modelo Granvia sobre chassi VW 17230 com 13,20 m, 44 assentos e ar condicionado e 13 unidades modelo Granvia sobre chassi VW 15210 com 10,50 m, 34 assentos e ar condicionado” – informaram as fabricantes.
Ambas fabricantes explicaram que os ônibus já estão em processo de produção. Primeiro são feitos os chassis na planta da Volkswagen em Resende (RJ), que são transportados em carretas para Cascavel (PR), onde fica a encarroçadora.
Os novos ônibus são de motores dianteiros e seguem os atuais padrões de restrição de poluentes em vigor no Brasil desde janeiro de 2023 para veículos a diesel, que reduzem em 75% as emissões atmosféricas e também têm nível de ruído.
Segundo a Mascarello e Volkswagen, ao Diário do Transporte, os ônibus possuem também acessibilidade por meio de elevadores, vidros com tratamento de proteção contra a incidência de raios ultravioletas (UV) do sol, letreiros eletrônicos, bancos especiais para passageiros com dificuldade de locomoção, espaço para cadeira de rodas ou cão-guia, balaústres em relevo e botões de solicitação de parada com inscrição em braile para pessoas com deficiência na visão, entre outros itens de acessibilidade e conforto.
Diante da informação das fabricantes, o Diário do Transporte procurou também a prefeitura de Santo André que, em nota, confirmou a renovação de frota e ainda acrescentou que serão feitos pela administração municipal ajustes de linhas.
A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, esclarece que a renovação da frota de ônibus na cidade segue em pauta, como já acontece nos últimos anos. Além disso estão em estudo ajustes nas linhas para garantir maior conforto e eficiência no atendimento da população.
A reformulação das linhas da cidade faz parte de um plano de mobilidade apresentado ainda em 2022, na gestão do ex-prefeito Paulo Serra.
Durante campanha, o então candidato, agora prefeito, Gilvan Ferreira de Souza Junior, prometeu concretizar este plano.
Uma das linhas mais esperadas pela população é a que vai fazer a ligação entre a região da Vila Luzita, a mais populosa da cidade, e a região do bairro Paraíso, onde ficam o Hospital Mário Covas, o Hospital Brasil, o Shopping ABC e outros estabelecimento de Saúde e comerciais.
A linha faz parte do plano que foi apresentado por uma empresa contratada pela prefeitura para fazer o redesenho da malha de ônibus da cidade.
O Diário do Transporte mostrou que representantes de moradores da Vila Luzita entregaram em 25 de fevereiro de 2025, na Câmara Municipal de Santo André, um abaixo-assinado pedindo que a linha saia logo do papel.
Relembre:

Linha de ônibus entre o Hospital Mário Covas e a Vila Luzita tem abaixo-assinado e pedido apresentados na Câmara de Santo André (SP) – VÍDEO


Uma das organizadoras do abaixo-assinado, que entregou o documento a vereadores, Maria José da Silva Francisco, destacou a importância da linha que faria com que as pessoas que mais têm dificuldade de locomoção tivessem acesso facilitado não somente aos hospitais e clínicas públicas que estão no futuro itinerário, como também a faculdades, escolas técnicas, igrejas e estabelecimentos comerciais, como lojas de rua e shoppings.
A linha já recebeu no projeto até um nome, sendo chamada de Linha da Saúde, por interligar diversos hospitais e clínicas na cidade.
ITINERÁRIO:
Num único itinerário e somente com um ônibus, facilitando o deslocamento, já que os moradores não precisariam ficar trocando de transporte ao longo do caminho, o serviço interligaria alguns dos principais equipamentos de saúde públicos e privados de Santo André, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila Luzita, UPA Perimetral, CHSA Centro Hospitalar de Santo André (Hospital Municipal), Hospital Christóvão da Gama, Casa da Esperança, Policlínica Municipal Paraíso, Hospital Brasil, Hospital Estadual Mário Covas.

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