Na última quarta (19), a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SECLIMA), lançou a etapa de educação ambiental do Programa Recicla RGS, que em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, contaram com a presença da Triângulo para conscientização do descarte correto de óleo de cozinha.
As atividades, que ocorrem simultaneamente com a 1ª Semana Municipal do Dia Internacional da Água, garantem a integração das ações. Com a presença da rede de ensino, de pais e responsáveis, foi lançado o compromisso de que a população possa unir-se a administração municipal para os cuidados com a cidade.
Para o secretário Marcelo Marcondes (SECLIMA), a “somente com a união e participação popular teremos sucesso em nossas ações, queremos ampliar as agendas, gerar resultados para o desenvolvimento sustentável do município”.
Para o Secretário Adjunto da SECLIMA, Flavio Nakaoka, “precisamos compreender o nosso papel na sociedade, e é com a sensibilização que iremos obter os resultados, já neste lançamento, tivemos a grata alegria de receber, por exemplo, pilhas entregues por uma mãe, é assim que tem que ser, com a participação de todos”.
A agenda do programa é contínua, ou seja, não é somente nos eventos, dessa forma, também foi ampliada a agenda de bem-estar animal, como a sensibilização para evitar que animais sejam abandonados e que, as pessoas separem as tampinhas para troca por rações para os animais em condições de rua, que é a essência do projeto “Tampinhas do Pet”.
O evento contou com a presença do Prefeito Akira Auriani, da Vice-Prefeita Vilma Marcelino e de secretários municipais, além de uma presença significativa de pais e responsáveis, o que destaca o Prefeito “é importante essa presença da família, queremos que a população esteja presente em nossas ações, precisamos ter esse sentimento de cuidado com a cidade”, e completa, “o meio ambiente é uma agenda muito importante, nossa cidade está inserida em uma área de grande beleza e de potencial, queremos desenvolver Rio Grande”.
Ação coordenada de fiscalização ambientl resulta na apreensão de aves silvestres e aplicação de multa
O Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) realizou, em Rio Grande da Serra, uma operação ambiental focada na verificação de ocupações irregulares e no combate a crimes contra a fauna silvestre. A ação contou com o apoio da SEMIL – Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, da SECLIMA – Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Rio Grande da Serra, da CETESB e da Polícia Militar Ambiental.
Durante a operação, foram realizados embargos e emitidas notificações que serão convertidas em multas nos casos aplicáveis. Em uma das ações, aves silvestres, gaiolas, alçapões e outros equipamentos utilizados em crimes ambientais foram encontrados em uma residência. As aves foram resgatadas e soltas em segurança, enquanto os equipamentos foram destruídos. O responsável pela infração foi multado por violação às normas ambientais.
O secretário Marcelo Marcondes (SECLIMA) reforçou o compromisso com a fiscalização contínua no município: “Através de ações coordenadas e da conscientização ambiental, esperamos engajar a população para prevenir danos ao meio ambiente e proteger a biodiversidade de nossa cidade.”
Além da fiscalização, o GFI, juntamente com o DP Fauna da SECLIMA, seguirá promovendo ações de sensibilização ambiental para educar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e do respeito às leis ambientais.
Rio Grande da Serra segue firme em suas ações em prol da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente, reafirmando seu compromisso com a preservação e o desenvolvimento responsável.
Rio Grande da Serra, Cidade que cuida e Preserva!